quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dartmouth - dias 05 e 06 de fevereiro de 2012

Como de costume, nosso dia começou por volta de 08h da manhã comendo um pote de cereais com leite, chá e torradas com geleia na casa do Barry. Novamente o dia amanheceu frio, em torno de -11ºC (sensação térmica de -16ºC), e os telhados das casas estavam brancos com o congelamento da umidade. Nessa manhã não chegou a nevar propriamente dito, mas houve formação de "flurries" (pequeníssimos flocos de neve) até por volta de 10h.

Como estava muito frio para caminhar pelas ruas da cidade, o Barry aproveitou a parte da manhã para nos ensinar como fazer um "chowder", um prato tradicional de frutos do mar, que nós iríamos comer na noite seguinte. Segundo ele, o prato fica melhor se você prepará-lo e deixá-lo para descansar para ser consumido no dia seguinte, no entanto, nada impede de ser degustado logo após o preparo.

Depois de terminada a aula de culinária, o Barry nos levou ao Mic Mac Mall, um shopping center localizado a uns 15 minutos ao norte. Nesses horas é que ficamos com raiva da globalização. Não há praticamente nada de diferente, tirando uma ou outra pequena rede local ou restaurantes e lanchonetes de comida regional, entre os bons shopping centers que temos no Brasil e os existentes na grande maioria da América do Norte (exceção óbvia aos outlets e aos mega shopping centers). Mesmo assim, andamos por todas as instalações para termos certeza de que não perderíamos nada. Almoçamos uma comida tradicional da região, o "poutine", um prato composto por batatas fritas cobertas por pedaços de queijo e um molho, normalmente à base de carne gado ou frango e picante, acompanhado de lascas ou tiras da mesma carne do molho. Nada de especial, mas saboroso assim mesmo.

Depois dessa festa de carboidratos do almoço, caminhamos por mais algumas lojas e saímos do shopping center para dar uma olhada em uma livraria gigantesca localizada ao lado, a Chapters. Aqui sim faltou tempo, antes tivéssemos ido primeiramente à livraria (mesmo assim eu posso garantir que um dia seria pouco, a danada da livraria é gigante) e depois ao Mic Mac Mall.

Telhados das casas branquinhos pelo congelamento da umidade

Em direção ao Mic Mac Mall (com a Chapters ao fundo) - não estava nada frio - dá só uma olhada no gorro do cidadão aí de cima

Terminado nosso passeio, a Crystal (host mother da Ana Carolina) nos pegou em frente à Chapters e fomos buscar o Barry em casa para fazermos um tour pelas belas paisagens naturais da região de Halifax Regional Municipaty. Lugares como Cole Harbour, Forest Hill e Lawrencetown Beach, um point de surf frequentado, inclusive, durante o inverno (vão gostar de surfar assim lá não sei aonde, se fora da água estava quase insuportável, imagine dentro).

Ana Paula, Ana Carolina, Crystal e Barry em Lawrencetown Beach - ao fundo há um pico formado por uma ponta de pedra que torna o lugar fantástico para longboarders - mas que a água é de lascar, ah isso é!!!!

Eu e a Ana Paula na mesma Lawrencetown Beach - praia com fundo de seixos rolados, com certeza segura boas ondulações

Depois desse passeio de vistas fantásticas fomos visitar a irmã do Barry, Marlene, mais uma das pessoas maravilhosas que tivemos o imenso prazer de conhecer aqui no Canadá. Ela nos preparou um maravilhoso lombo de porco assado, acompanhado de batatas vermelhas e legumes cozidos, tudo regado a um bom vinho tinto. Como sobremesa, mais um prato local, "crumble". Torta prepara com maçã, "rhubarb" (uma mistura de vegetal com fruta, ácido e azedo) e farofa de manteiga, acompanhada com sorvete de creme - resumindo, uma delícia. Como sempre, o bate-papo com eles, durante o jantar, foi muito agradável e a Marlene, durante uma conversa relacionada a minha profissão, me perguntou se eu gostaria de fazer uma visita ao Corpo de Bombeiros de Halifax, já que ela fazia parte de um grupo de rotarianos que coloca profissionais das mais diferentes áreas em contato, com a intenção de que troca de experiências possa render bons frutos para os profissionais e para quem recebe seus serviços. Convite feito e convite aceito, Marlene ficou de fazer contato com o Corpo de Bombeiros de Halifax no dia seguinte e acertar um horário para a visita.

Ana Carolina e host aunt Marlene (como a Ana Carolina gostava de se referir a ela)

Depois do delicioso jantar na casa da aunt Marlene, retornamos para casa, já que o dia seguinte seria segunda-feira e o pessoal precisava trabalhar, afinal, apenas nós estávamos de férias.

Na segunda pela manhã, a pedido da Ana Carolina, o Barry nos levou a Dartmouth Crossing, um shopping center a céu aberto, espalhado por uma área gigantesca, onde se pode achar praticamente de tudo. Andamos por lá durante a manhã apenas para conhecer o local, já que a Ana Carolina fez questão de nos levar passear em um lugar onde ela passou tardes agradáveis em companhia de seus amigos canadenses e intercambistas.

Almoçamos por lá, na companhia do Barry, em um restaurante chamado Swiss Chalet, rede canadense inaugurada em 1954 e que tem frango como o principal ingrediente de seus pratos. O frango é preparado de várias maneiras, a gosto do freguês, e vem sempre acompanhado de batatas e o tradicional molho da casa. Uma delícia, recomendamos e agradecemos a Ana Carolina pela ótima dica e escolha.

Depois do almoço o Barry nos deixou na Dartmouth High, escola que a Ana Carolina frequentou durante seu intercâmbio, para que pudéssemos conhecê-la e sentir o ambiente que nossa filha frequentou. Foi uma experiência bem bacana, a escola é enorme e parece que estamos naqueles filmes para adolescentes que passam na sessão da tarde. Os lockers espalhados pelos corredores, o ginásio, a biblioteca, laboratórios de biologia, alunos correndo para trocar de sala entre uma aula e outra e "quilômetros" de corredores que deixaram eu e a Ana Paula meio perdidos. Segundo a Ana Carolina, não foi diferente com ela no começo.

Eu e a Ana Carolina na rua da Dartmouth High - e o frio não dava trégua

Da escola fomos dar uma caminhada pelo pequeno centro de Dartmouth, experimentar um café na Tim Hortons, uma espécie de Starbucks canadense (tão boa quanto e muito, mas muito mesmo, mais barata) e fazer o caminho que a Ana Carolina fazia quando ia a pé para casa - já que não podíamos usar ônibus mesmo, por que há uma greve no transporte público na área de Halifax, ou seja, nada de ônibus e nada de ferry entre Halifax e Dartmouth.

Nessa hora eu agradeci a greve, já que, se não houvesse, eu duvido muito que as Anas iriam querer voltar a pé para casa (e olha que nem era tão longe - uns 3km). O passeio foi bastante agradável. Tivemos a oportunidade de conhecer a região de Alderney, de onde chega e sai o ferry para Halifax e onde chegou, no final de agosto de 1750, o navio HMS Alderney, o qual trouxe os primeiros 353 pioneiros que iriam estabelecer o povoado de Dartmouth e considerados seus primeiros cidadãos. A cidade recebeu esse nome em homenagem a William Legge, primeiro Conde de Dartmouth. No local há monumentos comemorativos a essa passagem histórica e aos primeiros cidadãos de Dartmouth.

Ana Carolina em Dartmouth Downtown

Vista de Alderney Gate, com Halifax ao fundo

Sede da Guarda Costeira Canadense e um de seus navios de patrulha

Um comentário:

Seus comentários serão sempre bem-vindos.