segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Niagara Falls e Toronto - 09 de fevereiro de 2012

Pelo nosso planejamento da viagem, o dia 09 de fevereiro de 2012 estava reservado para um deslocamento até Niagara Falls. Assim, nossa torcida era para que tivéssemos um dia bonito, já que agradável seria a última coisa que poderíamos desejar no Canadá em fevereiro.

E não é que o dia amanheceu maravilhosamente bonito (desculpem pela redundância, mas é que, tirando o frio, não poderia ter sido melhor). Por volta de 07h20am, conforme o combinado, fomos pegos no hotel pelo Paulo Chan (visite o site dele clicando aqui), um brasileiro que já vive a oito anos em Toronto com sua família e que a cinco anos está trabalhando com transporte e excursões. É uma pessoa que inspira confiança, prestou um serviço excelente e por um preço justo (CAD 150, ida e volta a Niagara Falls, para três pessoas). Recomendamos para quem precisar de transporte em Toronto e áreas próximas.

Voltando ao passeio, a viagem até Niagara Falls levou em torno de 1h20 e foi muito tranquila. Inicialmente, fomos visitar a atração principal da cidade canadense, que faz divisa com a americana Bufallo, suas cataratas. Mesmo com o dia bonito, estava bastante frio e não havia praticamente ninguém visitando o local.

Comparada com as Cataratas do Iguaçu, na divisa do Paraná com a Argentina, Niagara Falls perde feio em número de quedas e volume de água, no entanto, a beleza do lugar e a proximidade com a cidade impressionam e fazem compensar cada minuto e centavo gasto para estar lá. É importante também destacar que a vista pelo lado canadense é melhor, pois é possível observar os dois conjuntos de quedas de frente, o que não é possível pelo lado americano. Além disso, a estrutura de turismo existente na cidade é espetacular e, com a programação certa, compensa ficar mais de um dia, pois há muita coisa para ver e fazer, especialmente, segundo os locais, durante o período de verão.

Depois de mais de duas horas caminhando (e parando para fotos e para admirar a beleza das cataratas) pela Niagara Parkway, voltamos para o início e subimos a Clifton Hill, a rua onde estão localizadas um grande número de atrações e restaurantes. Como não teríamos tempo (nem dinheiro, é óbvio) para visitar e aproveitar tudo, decidimos, primeiro olhar tudo com calma, reconhecer o lugar e depois optamos por visitar dois museus de cera, um antes e outro depois do almoço.

Primeiro, fomos ao Movieland Was Museum, um museu de estátuas de cera que representam personagens de alguns dos mais conhecidos filmes e programas de TV da América do Norte. Há algumas peças muito boas e outras nem tanto. Vale muito mais pelo setor dedicado aos filmes de terror, é até possível ser surpreendido. É um passeio interessante, mas pode ser um pouco decepcionante para quem já visitou qualquer um dos Madame Tussauds.

Depois dar algumas boas risadas com os sustos da Ana Paula e da Ana Carolina no setor dedicado aos filmes de terror, fomos almoçar no Ruby Tuesday, rede de restaurantes americana que já conhecíamos de quando estivemos nos EUA em 2010. Aproveitei para provar novamente a costelinha de porco com molho barbecue picante, acompanhada de brócolis cozidos no vapor e purê de batatas. As meninas, cpara variar um pouco e não perder o costume, foram de sanduíches com batatas fritas.

Após o almoço, fomos visitar outro museu de cera da cidade, o Louis Tussauds Was Museum. E qualquer semelhança não é mera coincidência. Louis Tussauds foi neto da famosa Madame Tussauds, que deu origem à internacionalmente famosa rede de museus de cera. Ainda não é páreo para o empreendimento da avó, mas está chegando lá e a qualidade das peças é bem melhor do que a do Movieland. Vale a pena a visita. É diversão na certa.

Por volta de 02pm, conforme havíamos acordado com o Paulo Chan, fomos encontrá-lo no local combinado, para que ele nos levasse ao Canada One Factory Outlets para que as meninas pudessem fazer umas compras por preços mais camaradas. Como sempre, elas conseguiram achar bons itens com bons preços. Uma constatação a ser feita é a de que, diferentemente da costa leste americana, os preços, mesmo em outlets, no Canadá são menos convidativos, ainda assim, de modo geral, melhores dos que os praticados no Brasil.

Compras feitas, às 04pm estávamos embarcando novamente na minivan Chysler Town & Country do Paulo Chan para voltar a Toronto. Chegamos por volta de 05h30pm no hotel, subimos para deixar mochilas e sacolas de compras para, novamente, sair e caminhar pelo centro da cidade.

Fomos até Dundas Square, no cruzamento da Dundas Street com a Yonge Street, a poucas quadras do hotel. É conhecida como a Time Square de Toronto. Muito mais pela aparência e pela multidão que passa pelo local o tempo inteiro, do que pela existência de shows e teatros nas imediações. É um lugar muito bacana e bonito. Com condições climáticas mais agradáveis é um ótimo local para parar e apreciar o movimento da multidão.

Aproveitamos a ida até a Dundas Square para jantar no Hard Rock Cafe. Não é nem preciso dizer que o ambiente é muito agradável, o serviço é de primeira, os pratos são ótimos e o preço é justo pelo que se recebe. Altamente recomendável. Inclusive, é sempre uma ótima oportunidade para quem coleciona os copos de cerveja do Hard Rock Cafe pedir uma draft e já incluir o copo como souvenir.

Horseshoe Falls - quedas do lado canadense - a mais bonita

A proximidade com a Horseshoe impressiona e encanta pela beleza

Paulo e Ana Carolina em Niagara Falls com a Rainbow Bridge (liga o Canadá aos EUA) ao fundo