quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Toronto - 10 de fevereiro de 2012

Depois de um dia lindo na quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012, a sexta-feira amanheceu com cara de segunda, carrancuda, fria e triste. Mas nada que não fosse resolvido pelo bom-humor e a vontade de conhecer lugares diferentes de quem gosta de viajar e se aventurar por esse mundão.

Pois bem, começamos o dia decidindo onde tomar o café-da-manhã. Nada incomum, milhões de pessoas fazem isso todos os dias na Terra. Pois é, mas ninguém tem as dicas "ultra-quentes" da Ana Paula. No raio de uma quadra do hotel há dois Tim Hortons, um Starbucks e um McDonald's (que também serve café-da-manhã). Até aí tudo bem, seria fácil e estaríamos perto de qualquer um dos escolhidos. Aí é que entrou a Ana Paula. Como ela queria ir até à Chinatown de Toronto, ela deu uma olhada rápida na internet e decretou: Vamos tomar café em um dos três Tim Hortons que tem na King Street em direção a Chinatown. Ok, vamos lá. Surpresa!!! Andamos quase a Chinatown (dois quilômetros do hotel e verdes de fome) e não havia nenhuma Tim Hortons. Resultado: voltamos, pela Queen Street até o Eaton Center (que fica quatro quadras acima do hotel) e tomamos nosso café-da-manhã na Tim Hortons que fica por lá.

Primeiro problema do dia resolvido, voltamos à Chinatown. Impressões: suja, desorganizada e feia. Foi legal para conhecer e poder comparar com o que já conhecemos. Para quem está lendo esse post em busca de informações e para saber se compensa ou não conhecer a Chinatown de Toronto só posso dizer o seguinte, se você tem pouco tempo, nem vá, se tem bastante tempo e quer conhecer para poder saber do que se trata, então vá. Mas a comparação com as Chinatowns de San Francisco e New York é covardia (para falar a verdade, nem há comparação).

Como estava muito frio, mas muito frio mesmo, resolvemos voltar à região central e ir visitar o Hockey Hall of Fame. Aí sim valeu a pena. Além de contribuir para a melhora da sensação térmica, o Hockey Hall of Fame fica localizado em um lugar muito bacana, o Brookfield Place, um conjunto de espaços comerciais e escritórios, divididos em duas torres, a Bay Wellington Tower e a TD Canada Trust Tower, que ocupam um quarteirão inteiro em Downtown Toronto , entre Yonge Street, Bay Street, Wellington Street e Front Street. O complexo possui mais de 242 mil metros quadrados de área e interliga-se, por underground concourses com a Union Station, o PATH e o AirCanada Center.

O Hockey Hall of Fame foi inaugurado em 1943, originalmente em Kingston, Ontario, por James T. Shuterland, que acreditava que a cidade era o berço do hockey no gelo de nossos dias. Em 1958, três anos após a morte de Shuterland, o Hockey Hall of Fame foi transferido para Toronto, no Exhibition Place, até que no dia 18 de junho de 1993 foi inaugurado o atual e definitivo Hockey Hall of Fame.

O Hockey Hall of Fame tem 15 áreas diferentes de exposições, em um espaço de 5.300 metros quadrados. Visitantes podem ver troféus, equipamentos e todo tipo de artigos históricos ligados ao esporte. O ponto principal é o espaço onde está exibido uma cópia da Stanley Cup, o principal troféu da NHL (a verdadeira fica em um cofre de banco).

A grande maioria dos espaços do Hockey Hall of Fame é dedicada à NHL, mas há áreas inteiras dedicadas a ligas internacionais e jogadores de fora da América do Norte, incluindo uma área de 600 metros quadrados dedicados ao hockey internacional, incluindo competições olímpicas e mundiais, e os perfis de todos os países membros da IIHF (a FIFA do hockey, incluindo, vejam só, o Brasil).


Início da Chinatown de Toronto

Visão geral da Chinatown

Na frente de um dos muitos restaurantes do local - além de frio, começou a nevar

No caminho de volta a Downtown Toronto 

University Avenue

Entrada do Spirit of Hockey - loja autorizada do Hockey Hall of Fame

Spirit of Hockey

Entrada do Hockey Hall of Fame

Réplica de um vestiário

Artigos e uniformes históricos em exposição

Brookfiel Place

Depois de nos divertirmos muito no Hockey Hall of Fame, almoçamos no Brookfiel Place, que conta com uma extensa e diversificada praça de alimentação, e fomos caminhar por Distillery District, um distrito histórico localizado a leste de Downtown Toronto e que contém numerosos cafés, restaurantes e pontos comerciais em uma área de aproximadamente 52 mil metros quadrados, distribuídos em mais de 40 edifícios históricos e 10 ruas, na maior coleção de exemplares da arquitetura Victoriana da América do Norte.

O distrito foi definido como sendo um National Historic Site of Canada em 1988 e a maior parte das edificações faziam parte da Gooderham and Worts Distillery (daí o nome). Essa destilaria foi fundada em 1832 e chegou a ser, no final dos anos 1860, a maior destilaria de do mundo, produzindo mais de 7,6 milhões de litros whisky, a maioria para exportação. É um local muito bonito e agradável, porém, a melhor época para visitá-lo é durante a primavera e o verão, quando as ruas ficam repletas de gente, garantindo animação e um colorido especial.

Ponto de locação de bicicletas em Toronto - você paga pelo período de uso e entrega em qualquer um dos pontos existentes na cidade.

Esquilo e hidrante de coluna - nada mais norte-americano

Caminho para o Distillery District

Junção da Wellington Street com a Front Street

Uma das muitas esculturas de rua do Destillery District

Vista do Distillery District - passarela que ligava os muitos prédios da Gooderham and Worts Destillery

Outra vista do Distillery District

Fachadas de arquitetura vitoriana do Distillery District

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.