domingo, 12 de junho de 2011

Monterey, Carmel, US 1 e Santa Barbara, dia 9 de junho de 2011 - Esse dia precisava de 28 horas!!!

Esse sim era o dia que precisava de, pelo menos, 28 horas, para que pudéssemos fazer tudo que queríamos, e acabamos fazendo. Começamos o dia às 07h da manhã e, após café-da-manhã, terminar de arrumar as malas e fazer check-out no hotel, às 08h30min saímos em direção ao sul e a Monterey.

O trânsito entre San Francisco e San Jose, 48 milhas ao sul (em torno de 77 quilômetros), estava complicado e nos tomou um tempo precioso, além do tempo não estar ajudando muito (frio e chuvisco). Chegamos em Monterey por volta de 10h30min e fomos conhecer a Cannery Row, uma rua que ainda abriga muitas das edificações que, originalmente, eram fábricas de conserva de sardinhas e cujos frequentadores inspiraram John Steinbeck a escrever o romance de mesmo nome (outro que recomendo do mesmo autor é Of Mice and Men - Sobre homens e ratos). A rua foi decorada para evocar o passado e possui uma infinidade de pequenas lojas de souvenirs e restaurantes, além do Monterey Bay Aquarium, uma imponente estrutura que avança sobre o mar e propicia ótima vista da Monterey Bay. É imperdível a sensação de ficar apreciando o movimento do mar, seu aroma característico, sentindo o vento frio da baía, em um dos vários pontos de observação da Cannery Row.

Monterey - um dos pontos de observação da Cannery Row

Ponto de observação a partir do Monterey Bay Aquarium

Cannery Row em Monterey/CA

Bubba Gump em Monterey

Após nossa curta passagem por Monterey (se vierem para esses lados, reservem pelo menos um dia inteiro para Monterey, vale a pena e há vários bons hotéis na cidade) continuamos nossa viagem, agora pela US 1, conhecida como Pacific Coast Highway, em direção a Carmel e Carmel-by-the-sea. Demos uma passada pela última, onde acabamos almoçando em um simpático restaurante da cidade, o Stravaganza (241 Crossroads Blvd, Carmel, CA 93922), onde comemos uma deliciosa pasta. Carmel-by-the-sea é um refúgio dos artistas alternativos da Califórnia, no entanto, atualmente, a cidade fervilha em suas bonitas e bem cuidadas ruas, principalmente nos finais de semana, mas o visual da cidade e o cenário da praia salva o dia. Detalhe interessante da cidade: até hoje ela não dispõe de iluminação pública, e nem pense em falar sobre isso com os locais, é guerra na certa. Depois de almoçarmos por lá, abastecemos o carro e continuamos pela US 1 em direção a Santa Barbara.

Visual da praia de Carmel-by-the-sea no fim da Ocean Drive

Carmel-by-the-sea

Stravaganza - ótimo restaurante, boa dica

A viagem pela US 1 é sem paralelos. É muito difícil explicar em palavras a beleza dos cenários proporcionados pela rodovia de pista única, cheia de curvas e que cruza um parque nacional sensacional, chamado Big Sur. Para resumir o que é a rodovia, para quem conhece, imagine a Estrada da Graciosa, a estrada da Serra Dona Francisca ou a estrada da Serra do Rio do Rastro, no entanto, mais longa, com paredões de pedra de um lado e despenhadeiros que avançam sobre o mar, a alturas que variam de poucos metros a centenas de metros, do outro lado. Além disso, no meio do caminho, você atravessa o Big Sur, uma selva que se estende do baixo Carmel até as proximidades do Hearst Castle. Na região do Big Sur paramos em vários lugares para apreciar a vista e sentir o poder da natureza. Como disse o escritor Henry Miller, a região tem "o rosto da terra com a aparência que o Criador desejava que ela tivesse". Um dos locais que mais nos chamou a atenção foi a Bixby Bridge, cerca de 13 milhas (21 quilômetros) ao sul de Carmel, em virtude de ser uma das mais altas pontes de vão único do mundo.

Vista do Oceano Pacífico a partir da US1

Vista do Oceano Pacífico a partir da US1

Vista do Oceano Pacífico a partir da US1

Vista do Oceano Pacífico a partir da US1

A Bixby Creek Bridge vista a partir da US1 - impressiona

Vista do Oceano Pacífico a partir da US1

Vista do Oceano Pacífico a partir da US1

Vista do Oceano Pacífico a partir da US1

Vista do Oceano Pacífico a partir da US1

Vista do Oceano Pacífico a partir da US1

Vista do Oceano Pacífico a partir da US1

Depois de horas de curvas, com a montanha de um lado e o mar do outro (a centenas de metros de altura em alguns pontos) chegamos a Santa Barbara. Pausa para um comentário importante: valeu cada segundo de viagem e parada (e olha que foram muitas)!


Santa Barbara se anuncia a si mesma como a Riviera Americana. Sem outdoors, discreta e a apenas 1h30min de Los Angeles, a cidade, prática e simples, é, a décadas, refúgio da elite endinheirada da região: Ronald Reagan, Michael Douglas e Michael Jackson moraram por lá. A cidade é um espetáculo, pequena, tranquila, limpa, de arquitetura fortemente inspirada nas missões espanholas, e com um pier tão bonito quanto os de Santa Monica ou o de Huntington Beach, só que muito mais calmo e bem frequentado.


Dois pontos a serem observados em Santa Barbara. Primeiro, o hotel, embora limpo e relativamente bem localizado, tinha um cheiro de mofo muito forte, era de uma simplicidade espartana e não oferecia, por exemplo, nem acesso a internet em seus quartos (não estou falando nem de acesso complimentary). É o primeiro hotel pelo qual passamos, desde que começamos nosso blog, que não recomendamos. A não ser que se queira ficar em Santa Barbara de qualquer maneira e não se possa arcar com os custos de outro.


O segundo ponto foi uma situação pitoresca já no fim do dia (que já era noite, na verdade). Depois de visitarmos o pier e fazermos o check-in no hotel, resolvemos sair para caminhar a pé na State Street, onde fica o hotel e a é principal rua da cidade (acaba no pier), para conhecer melhor a área e procurar algum lugar para jantar. De cara, na esquina do hotel, encontramos uma loja que era, ao mesmo tempo, deli (americano adora uma deli), winery e mercado. Um lugar muito bacana, onde imaginamos comprar algo para comer no quarto do hotel, caso não achássemos nada melhor, ou mais em conta. Percorremos boa parte da State St e chegamos à conclusão que não compensaria comer por ali, primeiro por que sairia muito caro e, segundo, por que estávamos muito cansados e não aproveitaríamos adequadamente. Resolvemos voltar e comprar algo naquela primeira loja. No caminho passamos por um McDonald's, onde a Ana Paula jurou de pé junto que jamais entraria, em virtude da frequência do local. Resultado, quando chegamos à loja em que compraríamos nosso jantar ela tinha acabado de fechar. Voltamos boa parte da rua, até uma CVS (rede de farmácias que vende de tudo), e não encontramos nada que fosse meramente parecido com algo para jantar. Final das contas, a Ana Paula teve que morder a língua e entrar no tal do McDonald's. Mas pedimos, pagamos e saímos. Fomos comer no quarto do hotel, exausto pela caminhada forçada e pelo dia cheio.


O dia seguinte foi bem melhor, mas é história para outro post.

Entrada do pier de Santa Barbara/CA

Pier de Santa Barbara/CA - essa é para o pai. 
No pier tem até pia (pública e que funciona) para limpar os peixes depois de pescá-los

Calçadão à beira-mar de Santa Barbara/CA

State Street - Santa Barbara/CA

Igreja Episcopal da Trindade - State Street - Santa Barbara/CA

Arquitetura típica das edificações de Santa Barbara/CA

6 comentários:

  1. Nossa,que barato!!Muuuito legal,fotos lindas..um passeio e tanto,sem duvida!!
    Abraços e bom domingo para vcs!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa lindíssimo, é com uma dorzinha no coração que acompanhamos vocês......
    BJS e Feliz dia dos eternos namorados !!!

    Andreia e Sergio
    PS.: Aguardamos os proximos posts!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma cidade mais linda que a outra,heeein ? haha
    To adorando, muuito legal (:
    HEEEIN, poderiam tirar uma foto do carro de frente,né ? queria ver como ele é rs
    Beijos da sua filha amada e idolatrada que está morrendo de saudades e que ama vocês demais, rs
    AAAAH, e feliz dia dos namorados (:

    ResponderExcluir
  4. Nao vejo a hora de poder curtir como vcs estas maravilhas. estou acompanhando vcs e desejando tudo de bom e parabéns pelo blog. tem sido muito útil pra mim.

    ResponderExcluir
  5. ola..vcs aconselham parar e dormir 1 noite em carmel ou santa barbara? nosso tempo esta apertado..queremos ir de sao francisco a santa monica, mas pra viagem nao ficar cansativa pensamos em escolher uma outra praia para passar o dia e dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí depende da hora que vocês pretendem sair de São Francisco. Porque de São Francisco a Santa Barbara o trajeto é bem longo. Nós saímos cedo de São Francisco, paramos em Monterey e almoçamos em Carmel e chegamos a tardinha em Santa Barbara e como tínhamos programado sair de manhã para almoçarmos em Santa Mônica, nem pudemos aproveitar a linda Santa Barbara. Estamos programando voltar para lá e já está no nosso roteiro, dormir em Carmel e depois em Santa Barbara.

      Excluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.