sábado, 1 de maio de 2010

O processo de planejar a viagem...

60 dias!!!! É isso mesmo, nos pareceu que seria uma eternidade quando começamos a planejar nossa viagem e, agora, faltam apenas 60 dias.


Que bom, por que já estamos ansiosos e não vemos a hora de embarcarmos em nossa aventura. Desde o começo do planejamento a Ana Paula sempre foi a mais empenhada e ansiosa. Eu sempre acompanhei, auxiliei e participei, mas sem toda a ansiedade dela. Porém, agora que está tudo encaminhado e o dia está chegando vou ficando cada vez mais ansioso, provavelmente por que não há muito mais o que se fazer e é apenas embarcar.


Nesse processo de planejar a viagem e o que iremos fazer algumas pessoas e fontes de consulta foram bastante importantes e nos ajudaram muito a organizar as coisas.


Uma dessas pessoas é o Erivelton, pessoa fantástica que mora em Santos/SP e que conhecemos por meio da internet, já que ele criou e modera uma comunidade do Orkut chamada Flórida e Orlando - Dicas. Para quem pretende viajar pela Flórida é uma excelente fonte de consulta. O Erivelton viaja à Flórida praticamente todo ano, há alguns anos, e ajuda muita gente a planejar viagens para aquele estado dos EUA. Sua especialidade é Orlando. Aproveito a oportunidade para mandar um grande abraço para o Erivelton e para a Eliana, sua esposa, e para dizer que não esquecemos que estamos devendo uma visita em Santos, já que o Erivelton e sua esposa estiveram em Curitiba em 2008, no feriado da semana da Pátria, e pudemos conversar bastante sobre nossos projetos de viagem.


Outra pessoa que, indiretamente, nos ajudou e tem nos dado uma força é meu amigo Gerson Gross. Digo indiretamente por que o Gross e sua família, Lídia, sua esposa, e Lucas e Gabi, seus filhos, fizeram uma viagem de carro pela América do Sul. Dessa forma, mesmo não sendo para o mesmo lugar, muitas das experiências pelas quais eles passaram nos tem sido útil na programação de nossa viagem. Além disso, o Gross é um camarada fantástico que conheci "esses dias", algo em torno de 10.900 dias, ou seja, 30 anos (lembra Gross, desde a 5ª série!?!?!?) e que sempre foi um entusiasta de aproveitar a vida em família, conhecer novos lugares e fazer novos amigos. Para quem tiver curiosidade sobre a viagem do Gross e sua família pela América do Sul é só clicar aqui e visitar o seu blog de viagem.


Também nos ajudaram bastante a Denise e o Henry, do blog Nova York para Mãos-de-Vaca. As dicas deles são preciosas para quem pretende conhecer Nova Iorque sem gastar muito e aproveitando bastante. O primeiro contato com o trabalho deles foi por meio do e-book Nova York para Mãos-de-Vaca, o qual adquirimos diretamente no blog e que tem sido bastante útil para a programação em Nova Iorque. Depois disso, conhecemos a comunidade deles no Orkut, que leva o mesmo nome e que pode ser visitada clicando aqui. Vale a pena e reúne muitas dicas e experiências de outros viajantes, os quais, sempre que podem, ajudam, tirando dúvidas e respondendo perguntas. Em especial, a gente teve contato por meio da internet com a Ana Pires, aqui de Curitiba, que tem nos dado dicas valiosas sobre suas experiências de viagem, valeu Ana. A Denise e o Henry, uma paulista e um curitibano, vivem em Nova Iorque e, além de suas atividades profissionais, dedicam-se a disseminar informações sobre a cidade em seu blog e na mídia em geral. Com a Denise, a Ana Paula já teve contato por meio da comunidade deles e a Denise também já visitou nosso blog e sempre dá dicas para que possamos aproveitar melhor nossa estadia na Big Apple. Se der, esperamos conhecê-los durante nossa passagem pela "capital do mundo".


Além dessas pessoas, vários foram os sites e comunidades de relacionamento que nos serviram de fonte de consulta e informação. O Google Earth, com não poderia deixar de ser, tem sido fonte de informação para o planejamento e para a descoberta de lugares novos e diferentes para conhecermos. Foi assim com Gettysburg (dica do Otávio, primo da Ana Paula), Emmytsburg e outros locais.


Também nos ajudou bastante no planejamento de distâncias, gasto com combustível e pedágios o site Miami Gas Price, o qual tem uma ferramenta muito bacana chamada Trip Calculator (não, não é da Organizações Tabajara...funciona de verdade) que, inserindo o endereço de saída e chegada e a marca e modelo do veículo, fornece dados aproximados de custo, tempo e distância de viagem.
Fora isso, vários foram os guias consultados, como, por exemplo:


  • o Guia Visual Publifolha ESTADOS UNIDOS, 
  • o Guia de Viagem Miami e Orlando National Geographic, 
  • o Guia Espiral Publifolha WASHINGTON, 
  • o Mapa Rough Guides Publifolha NOVA YORK, 
  • o guia Drive I-95 - from Boston to Miami e 
  • o Guia Insight Guides NOVA YORK A PÉ. 
Também é bastante útil acessar os sites das cidades que se deseja viajar. Na grande maioria, para não dizer na totalidade, há espaços dedicados a visitantes que fornecem muita informação e, alguns casos, enviam, via correio, guias oficiais gratuitos para turistas, além da possibilidade de cadastro nesses sites para recebimento de atualizações e informações sobre eventos e oportunidades de viagem e turismo.


Espero que essas dicas possam ser úteis àqueles que estão no processo de planejamento de sua viagem e aproveitamos para nos colocar à disposição para ajudar, naquilo que estiver a nossa alcance, no planejamento daqueles que precisarem da alguma dica.


Até o próximo post!!!

2 comentários:

  1. Ana Paula, boa tarde. Estaremos viajando eu, minha filha e namorado em Setembro para os Estados Unidos, fazendo a mesma rota que vocês. Poderiam nos dizer, se souberem, se o woodbury outlet fica no caminho de Philadelphia a Nova Iorque? porque assim planejariamos melhor a saida de Philadelphia para a parte da manhã para passar o dia fazendo compras antes de chegar a Nova Iorque onde devolveremos o carro..

    ResponderExcluir
  2. Oi, se você puder deixar o seu email, te mando um mapa para você ver aonde o Woodbury fica, mas ele não fica no caminho da Philadelphia a New York.
    Ana Paula

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.