segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dicas de viagem #6 - Transportando líquidos na bagagem de mão.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) adotou, a partir de 2007, uma campanha para informar as medidas de segurança para bagagens de mão em vôos internacionais. As mudanças atendem determinação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para a proteção contra líquidos explosivos e entraram em vigor dia 1º de abril daquele ano.

De acordo com as novas regras, o passageiro não pode mais transportar líquidos em frascos com capacidade superior a 100 mililitros. Todos os frascos devem ser acondicionados em uma embalagem transparente, completamente vedada, com capacidade máxima de um litro ou 20 x 20 centímetros. Os líquidos conduzidos em frascos maiores do que o permitido não serão aceitos, mesmo que estejam parcialmente cheios.

Tanto os frascos quanto a alimentação a ser consumida por bebês durante o vôo deverão ser apresentadas na inspeção do embarque, separadas da bagagem de mão. Além disso, será imprescindível o porte de prescrição médica ao usuário que necessitar consumir medicamento durante o vôo.

A compra de bebidas ou perfumes nos aeroportos está liberada desde que as lojas (free-shops) estejam localizadas depois do ponto de inspeção. No entanto, os recipientes devem permanecer lacrados da decolagem ao pouso da aeronave, com recibo de compra à mostra. As mudanças também valem para os trechos domésticos de vôos internacionais.

Exemplo de embalagem plástica com recipientes contendo líquidos


A Transportation Security Administration (TSA) e seus parceiros desenvolveram pesquisas com líquidos explosivos e desde agosto de 2006 e chegaram à conclusão de que líquidos, aerosóis e gels, em quantidades limitadas, são seguras para serem transportadas a bordo, na bagagem de mão. A limitação de apenas uma embalagem de 1/4 de galão ou, aproximadamente, 1 litro limita o total de líquidos que cada viajante pode carregar a bordo. Transportando todos esses itens juntos, em apenas uma embalagem, e disponibilizando-a separadamente para o exame de raio-x do aeroporto possibilita à segurança de voo rapidamente checar esses itens.

A TSA criou a filosofia 3 - 1 - 1 para bagagem de mão, ou seja, um recipiente com 3,4 onças (100ml) ou menos para cada tipo de líquido a ser levado; 1 (uma) embalagem plástica transparente e com selagem superior; 1 (uma) embalagem plástica por passageiro colocada para ser escaneada no raio-x. Essa embalagem limita a quantidade máxima de líquidos que cada viajante pode transportar em sua bagagem de mão de maneira segura para todos os passageiros.


Se for preciso, declare quantidades maiores de líquidos que necessitam ser transportados. Medicamentos, alimentos e medicamentos para bebês e leite materno são permitidos em quantidades razoáveis e que excedam a quantia de 3,4 onças. Nesse caso não é necessário transportá-los em embalagens plásticas de volume limitado. No entanto, é importante declarar esses itens durante a inspeção da bagagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.