segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Intercâmbio no Canadá!

Como todos os leitores devem saber, temos uma filha, chamada Ana Carolina, que em setembro completará 16 anos. Pois bem, esse ano ela comemorará seu aniversário longe de casa, mais especificamente no Canadá, durante o programa de intercâmbio para o qual ela estará deixando o Brasil no próximo dia quatro de setembro. Como o objetivo da criação desse blog era o de compartilhar detalhes e curiosidades de viagem, nada mais justo do que relatar nossa experiência em enviar um filho para estudar em outro país.


Para começar, a Ana Carolina sempre se interessou pela língua inglesa, provavelmente uma influência desse que lhes escreve, e desde cedo quis estudá-la. Começou cedo, por volta dos sete anos de idade, em uma unidade da escola de inglês Fisk próxima de onde moramos, em Curitiba (se bem que, hoje em dia, a Fisk tem diversificado tanto seu porfólio que já não dá mais para dizer que é uma escola de inglês), parou durante um tempo, entre os 11 e os 14 anos, e há mais de um ano está estudando em uma escola de inglês de Curitiba chamada Phil Young's.

Aliado a esse interesse pela língua, a Ana Carolina sempre demonstrou vontade de estudar fora e, em especial, se interessava pelo Canadá. Foi assim que, no começo desse ano, ela resolveu visitar uma feira relacionada a cursos de línguas, intercâmbio e coisas do gênero, conhecida como Salão do Estudante, que acontece todos os anos em algumas capitais brasileiras, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis. No dia do evento, a Ana Carolina, acompanhada da Ana Paula (minha esposa e mãe da intercambista), visitou estandes de várias agências e escolas que ofereciam programas de High School, estudos de língua, trabalho no exterior e por aí vai.


A Ana Carolina ficou tão empolgada que resolveu aderir um programa de um semestre de High School, o que quase ocasionou uma crise diplomática entre mãe e filha, pois a primeira estava imaginando, no máximo, um curso de línguas curto de um mês. Imagine, agora, ficar quase seis meses longe da filha.


Nessa época, eu ainda estava trabalhando no litoral do Paraná, em uma operação de segurança pública destinada a potencializar as ações de proteção do cidadão durante o período da temporada de verão, e quando retornei para casa fomos visitar duas agências que as meninas tinham escolhido como as preferidas, com o objetivo de coletar informações sobre o processo e os valores.


Depois de estudarmos as propostas e compreendermos melhor como funcionavam os programas de intercâmbio, escolhemos a agência Travelmate, onde fomos muito bem atendidos pela Michele e que indicamos para aqueles interessados em enviar filhos para programas desse tipo.




Abaixo, listamos alguns pré-requisitos e Informações sobre o intercâmbio High School da Travelmate:


Pré-requisitos
  • Entre 15 e 18 anos e meio até a data do embarque
  • Estar cursando o Ensino Médio
  • Não ter sido reprovado nos últimos 3 anos, salvo situações que possam ser justificadas
  • Nível intermediário da língua inglesa
Incluído no programa
  • Taxas administrativas
  • Matrícula em escola pública
  • Hospedagem em casa de família
  • Carta de confirmação de matrícula, necessária para a obtenção do visto de estudante
  • Seguro-saúde para o período do programa
  • Reuniões de orientação (Workshops)
  • Assistência da agência e do coordenador no Canadá durante o programa
  • Acompanhamento e assistência do coordenador(a) local durante o programa
  • Avaliação de inglês realizada pela agência (Slep Test)
  • Acompanhamento de psicóloga antes e durante o programa
  • Assessoria junto ao consulado brasileiro para legalização dos documentos escolares na volta ao Brasil
  • Kit viagem da agência
  • Cartão VTM 
Não incluído no programa
  • Despesas com passaporte
  • Taxas de visto (a agência auxilia no processo de solicitação do visto consular)
  • Passagem aérea internacional de estudante e taxas de embarque (pode ser adquirida na agência)
  • Despesas pessoais

Confirmado o programa em que a Ana Carolina gostaria de participar, ela escolheu a região da cidade de Halifax, capital da província de Nova Scotia, como o destinado preferido para encontrar a família e a escola com os quais ela conviveria por pelo menos um semestre letivo.

Depois de definida o país e a região, foi necessário o preenchimento de um application form completo sobre a Ana Carolina, o que ela gosta e o que ela não gosta de comer, o que ela gosta de fazer, com quem mora, seus hobbies, onde estuda, como é composta a família e por aí vai. Esse formulário é encaminhado para a coordenação do programa de estudantes internacionais da província canadense escolhida pela Ana Carolina, juntamente com um scrapbook feito com suas fotos, da família e dos amigos, além de um questionário preenchido pela médica dela sobre sua condição de saúde.

Baseada nessas informações é que será feita a escolha da família que mais combina com ela. 
Depois disso, adquirimos as passagens aéreas, com tarifa para estudantes, e ficamos aguardando as informações sobre a escola e a família, que chegaram em junho. Com essas informações e mais alguns documentos foi possível solicitar o visto canadense de estudante para a Ana Carolina, o qual foi providenciado pela própria Travelmate.

A Ana Carolina vai morar em uma cidade chamada Dartmouth, vizinha da cidade de Halifax, capital da província de Nova Scotia, e estudará na Dartmouth High School, no centro da cidade e distante uns três quilômetros da casa da host family dela.


Canada - a província da Nova Scotia está localizada no sudeste do país,
 indicada pela flecha preta

Dartmouth

Dartmouth High School

Caminho da casa da host family até a escola onde a Ana Carolina irá estudar

Agora com tudo certo, escola, família, visto, passagem, documentos, presentes para a família, escola e futuros amigos, estamos esperando o dia 4 de setembro chegar, o embarque será no Aeroporto Afonso Pena, ás 14h00min.


A Ana Carolina pretende descrever o seu dia a dia no intercâmbio em um blog, para quem quiser acompanhar é só acessar High School no Canadá.

2 comentários:

  1. Olá!! Como está a Ana? Amando tudo?? Quando ela vai divuulgar as primeiras fotos??

    O blog de vocês é muito rico e completo de informações! Temos que combinar de trocar uns posts entre vocês e o viajão!

    Beijos Amanda!

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei o post de vocês! Tá passando tão rápido que quando eu perceber já vou estar lá, rs.

    Amo vocês!

    Ana Carolina

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.