domingo, 2 de outubro de 2011

Blumenau - Santa Catarina

Trajeto de Curitiba a Blumenau

Fundada em 1850, por Hermann Bruno Otto von Blumenau (de onde vem seu nome), Blumenau é um município brasileiro da Região Sul, localizado no estado de Santa Catarina, cidade-sede da região metropolitana do Vale do Itajaí, é a terceira cidade mais populosa do estado. Hermann chegou ao local onde hoje está localizado o município em um barco, acompanhado de outros dezessete colonos alemães. Desembarcou à foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu a terra em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel.

De Curitiba, capital do estado do Paraná e onde residimos, à Blumenau, no vizinho estado de Santa Catarina, são 250 quilômetros de distância, boa parte em rodovia duplicada e pedagiada.

A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas na cultura dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, especificamente a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo e que acontece durante dezoito dias do mês de outubro, e o Stammtisch, tradicional reunião de associações na rua XV de Novembro, localizada no centro histórico da cidade. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial acha seu nicho na Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente.

Blumenau tem destaque nacional em diversos setores da economia, destacando-se informática e indústria têxtil — onde é polo de empresas e tecnologia — como o setor de serviços (nomeadamente saúde e educação, com seus quatro hospitais públicos e a Universidade Regional de Blumenau), comércio e na indústria, que é diversificada. Sedia empresas de porte nacional e internacional, como a Hering, 16º maior empresa de Santa Catarina.

Na última vez em que estivemos em Blumenau, ficamos hospedados no Hotel Glória, um dos mais antigos e famosos da região. O que nos pareceu é que a idade da edificação e um certo ar de desinteresse pela modernidade está pesando e tanto instalações quanto serviços deixam muito a desejar, principalmente quando se compara os preços praticados, em torno de U$ 110/dia, e os serviços entregues por outros hotéis ao redor do mundo na mesma faixa de preço.

O quarto em que ficamos é bastante antigo, mas apenas isso não justifica a falta de cuidado na hospitalidade. As instalações do banheiro parece que passaram por uma reforma recente, no entanto, a qualidade da mão-de-obra e os materiais empregados foram, sem sobra de dúvida, de qualidade duvidosa. A porta do banheiro estava sem a vista do caixilho, a janela apresentava respingo de tinta no vidro de padronagem antiquada e a cerâmica foi colocada sem o devido cuidado com o nivelamento. Outras coisas que chamaram muito a atenção de maneira negativa foram o mobiliário antiquado e de péssima qualidade e gosto, colchões ruins, ausência de vidros anti-ruído (já que do nosso quarto pudemos ouvir toda a movimentação e bate-papo dos funcionários durante os preparativos do café-da-manhã que começaram por volta de 05h da manhã - ninguém merece) e piso do quarto se soltando e em estado lastimável.
O que realmente valeu na estadia do Hotel Glória foi o café da manhã, em virtude de que há, na área do térreo do hotel, uma confeitaria que faz parte das instalações e tem o nome de Cafehaus. A confeitaria é aberta ao público em geral e serve um maravilhoso café colonial, típico da região sul do país. Há uma infinidade de pães, tortas, frios, frutas e salgados que fazem a festa de quem se hospeda no Hotel Glória ou dá uma parada para aproveitar as delícias do estabelecimento.

Hotel Glória Blumenau

Recepção do hotel Glória

Cafehaus

Cafehaus

Em frente à Prefeitura e com a Ponte Aldo Pereira de Andrade ao fundo

Belo ponto turístico da cidade, a Ponte Aldo Pereira de Andrade foi construída com material importado da Alemanha e inaugurada em 1931. Possui extensão de 315 metros e altura de 18 metros. Até meados de 1970, serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí, transportando alimentos e produtos industrializados, por isso ficou conhecida como Ponte da Estrada de Ferro. Hoje, serve de ligação entre o centro da cidade e o bairro Ponta Aguda.

 Prefeitura Municipal de Blumenau

Locomotiva Macuca 

O atual prédio da prefeitura foi inaugurado em 1.982, onde anteriormente funcionava a sede da Estação Ferroviária. A construção é uma imitação da técnica construtiva enxaimel, inspirada nas edificações do período colonial.

A locomotiva Macuca, foi a primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz que também trazia oitocentas toneladas de material para a Estrada de Ferro Santa Catarina. Curiosidade: O apelido “Macuca” foi dado devido à semelhança com a ave macuco, pois o apito lembrava seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira parecia com o som produzido pelas suas asas.

 Almoço em um dos restaurantes da Vila Germânica

 Ruas da Villa Germânica

Edificações típicas alemãs

A Proeb, hoje Parque Vila Germânica

A fundação da Proeb, ou Fundação Promotora de Eventos de Blumenau, se deu em 17 de dezembro de 1969, no local onde havia um pavilhão destinado a eventos esportivos e exposições. Este pavilhão, administrado desde 1964 pela COEB - Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau, era conhecido como Famosc, por ter abrigado três edições - 1965, 1968 e 1972 - da Feira de Amostras de Santa Catarina.

A grande expansão da Proeb somente se deu na década de 1980, com a criação da Oktoberfest. Na primeira edição da festa, em 1984, a promoção só ocupou o pavilhão antigo. A utilização do Pavilhão B, construído em 1968, e as posteriores construções dos Pavilhões C e E - 1986 e 1989 respectivamente ocorreram em decorrência do crescimento da festa e do número de feiras e exposições.

A ampliação do espaço acabou dando à então Proeb status de um grande centro de eventos e já no início da década de 1990, os quatro pavilhões - A, B, C e E - passaram a ser ocupados durante todo o ano. Em 2003 a Proeb ganhou o Pavilhão D, interligado ao E que, juntos, somam quase três mil metros quadrados.

Com a demolição dos antigos pavilhões, a partir de outubro de 2005, um novo centro de eventos foi erguido na região, contendo três pavilhões concentrados (setores 1, 2 e 3), modernos e climatizados, dando surgimento, assim, ao Centro de Exposições Parque Vila Germânica, cuja inauguração ocorreu em 05 de maio de 2006.

Uma excelente pedida é fazer um passeio próximo ao horário almoço para aproveitar e degustar uma refeição típica alemã em um dos muitos restaurantes que há na Villa Germânica.

Cervejaria Eisenbahn

Degustação de cervejas

Cervejaria Eisenbahn

Fundada em 2002, a Eisenbahn buscou a melhor matéria-prima disponível na Europa e um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, formado na mais conceituada Universidade de Cervejeiros do mundo, a Weihenstephan, na Alemanha. Produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, cerveja feita pelo metodo champenoise, um licor feito de cerveja, único no Brasil. A Eisenbahn produz aproximadamente 200 mil litros de cerveja/mês, vende para 17 estados brasileiros e exporta para os EUA e Suíça.

Para quem gosta de apreciar uma boa cerveja o passeio é obrigatório e começar pedindo uma degustação é dever. Depois é só escolher a sua preferida para aproveitar na companhia de familiares e amigos, acompanhada de um tira-gosto e um bom bate-papo.
Endereço: Rua Bahia, 5181 – Salto Weissbach Telefone: (47) 3488-7371

Um comentário:

  1. Adorei o post, sempre muuuuito bem feito. né?! hih
    O meu próximo sai la por quarta feira.
    Amo você demais, e to morrendo de saudades.
    Xoxo

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.