quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Represa Hoover (Hoover Dam)

Um bom conselho que poderíamos dar a alguém que vai a Vegas é - não deixe, em hipótese alguma, de visitar a Represa Hoover e de dar uma chegada ao Grand Canyon.

Fizemos a bobagem, da primeira vez que estivemos em Las Vegas, de não ir a nenhum dos dois lugares e, toda vez que lembrávamos da viagem, ficávamos nos perguntando por que fizemos isso.


Com isso em mente, em nossa última viagem a LV, não pensamos duas vezes em programar um chegada aos dois lugares. Para não complicarmos as coisas e para não misturarmos as estações, falaremos de cada um dos lugares em posts distintos, começando, neste post, pela famosa Represa Hoover (Hoover Dam).

Para começar, é bem provável que vocês já tenham assistido a algum filme em que a tal represa foi cenário de uma ou várias cenas. Alguns bons exemplos são Superman: O Filme, 007 Contra GoldenEye, Transformers, Solaris, entre vários outros.

A Represa Hoover, a qual já recebeu o nome de Bouler Dam, está localizada no rio Colorado, em Boulder City, na divisa entre os estados de Nevada e o Arizona, a, aproximadamente, 50 km de Las Vegas.

A represa recebeu esse nome em homenagem a Herbert Hoover, o 31.º Presidente dos Estados Unidos, que foi muito importante no processo de construção da represa.

A construção foi iniciada em 20 de abril de 1931 e terminada em 1 de março de 1936, dois anos antes do prazo estipulado, custou 48 milhões de dólares, aproximadamente 676 milhões de dólares atuais e morreram 96 pessoas durante todo o processo.

A represa originou o Lago Mead, o maior reservatório em volume dos EUA, e a energia produzida por ela abastece cidades do estado de Nevada, Arizona e Califórnia.

Para chegarmos à represa, locamos um carro em Vegas e saímos de lá pela US 93, passando por Henderson e Boulder City, em direção ao primeiro de nossos destinos. A viagem é bastante tranquila, sempre ajudada pelas excelentes estradas norte-americanas.


Lake Mead ao fundo - transitando pela US 93

Vista da parede interna da Hoover Dam a partir do estacionamento

Originalmente, o trânsito, entre os Estados do Arizona e de Nevada, nessa região, se dava apenas por sobre a própria represa. Embora isso ainda seja possível fazer, por questões de fluxo do tráfego e de segurança, US93 foi, em parte, refeita e sua passagem sobre o Rio Colorado, desde 2010, se dá pela Mike O'Callaghan-Pat Tillman Memorial Bridge, construída entre 2004 e 2009 e que passou a fazer parte do projeto de conectar os dois estados.

Localizada a, aproximadamente, 500 metros da represa Hoover, a ponte tem 600 metros de comprimento e está a uma altura de 260 metros em relação ao rio Colorado, sendo a segunda mais alta ponte dos EUA, e custou U$ 114 milhões.

A construção recebe tráfego intenso e, como as laterais da ponte são altas, a visão de dentro de um carro torna-se prejudicada. Para contornar o problema, há locais nos quais os motoristas podem estacionar seus veículos e subir em pontos de observação, o que a torna mais um ponto turístico.


Para quem se interessa, é possível, também, realizar uma visita guiada pelo interior da represa e, dependendo das áreas que se queira visitar, o passeio poderá de 30 minutos a duas horas e pode custar entre U$ 15 e U$ 30, com descontos para crianças e idosos no passeio mais curto pela área dos geradores.


Mike OCallaghan-Pat Tillman Memorial Bridge vista a partir da passagem sobre a Hoover Dam

Memorial da dedicação da ponte

Hoover Dam e Lake Mead ao fundo - a partir da Mike OCallaghan-Pat Tillman Memorial Bridge

Atravessando a Mike OCallaghan-Pat Tillman Memorial Bridge a pé com meus pais

Aqui Arizona, lá Nevada

Área de estacionamento e escadarias e rampas que levam à Mike OCallaghan-Pat Tillman Memorial Bridge

Um comentário:

  1. Como sempre sua postagem muito bem feita. Com certeza viajei novamente. Adorei saber todas as datas E dados em geral. Estou aguardando a proxima .Parabéns

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.