segunda-feira, 12 de julho de 2010

Philadelphia - 12 de julho de 2010

Antes de começar a falar sobre o nosso dia na Philadelphia e de comentar os comentários (essa foi boa, hein!) dos nossos amigos que nos acompanham, gostaria apenas de lembrar que, a essa hora, nos não deveríamos estar aqui escrevendo esse post, mas aguardando o show do U2, que seria hoje, se o infeliz do Bono não tivesse tido um problema típido de DNA (Data de Nascimento Avançada) e tivesse operado a coluna para aliviar uma pressão sobre o nervo ciático. Tudo bem, não era para ser. Fica para uma próxima.

Seção Carta dos Leitores

Bia, que legal que você gostou do post sobre o memorial dos bombeiros. Realmente, por aqui, como já havia visto no Japão, respeita-se muito essa profissão, como se respeita tudo que é valioso para a população, como profissionais de variadas áreas, símbolos nacionais, e por aí vai.

Neto, concordamos com você. Agora descobrimos por que o Homer gosta tanto de donuts. E você precisa ver o que a Ana Carolina comeu hoje, Iguazinho àqueles que o Homer como no seriado. Muito bom.

Pai, fico feliz de saber que você também está nos acompanhando bem de perto e mais feliz ainda por saber que você gostou, em especial, do post sobre o memorial dos bombeiros e sobre a passagem do filme Rocky.

Ivan, que bom que você está nos acompanhando também. Com relação a visitas a quartéis de bombeiros, não tem dado muito tempo. Nossa programação está super apertada e, como não é uma viagem profissional, tenho evitado essas visitas. Até por que seria injusto com as Anas. De qualquer maneira, já visitamos a Academia Nacional da FEMA e o seu memorial aos bombeiros tombados e a um posto de bombeiros em Charleston. Em Nova Iorque devemos visitar o museu do bombeiro daquela cidade.

Ao nosso amigo virtual Rafael Fortes, que fez o seu primeiro contato hoje, muito obrigado por estar nos acompanhando também e parabéns pela viagem que farão. A partir dessa viagem, recomendo a todo mundo que gosta de viajar a realizar uma viagem de carro pelos EUA, ou várias, como pretendo. As condições são realmente fantásticas, é muito seguro e sai, relativamente, muito barato. É possível viajar quase que totalmente sem pagar pedágios. É só pedir para a mocinha do GPS para evitar as toll roads e usar mais freeways. Por falar no GPS e respondendo à sua pergunta, sim, é muito fácil de se localizar e dirigir utilizando GPS por aqui, mesmo dentro das cidades. Já, sem GPS e sem conhecer as cidades, em especial as maiores, fica quase impossível. A chance de se perder e ficar batendo cabeça é muito grande. Mas pode vir muito tranquilo. Não tem erro. Vocês vão adorar.

O dia na Philadelphia

Pela manhã fomos tomar o nosso tradicional café na Starbuck's (existem cinco em um raio de duas quadras do hotel onde estamos - impressionante) e depois pegamos o carro para começar os passeios do dia. O tempo estava muito bom hoje (embora, por esse horário em que escrevo, esteja uma chuva com vento danada) e resolvemos ir para o distrito histórico da cidade. O dia de hoje foi para apagar toda a má impressão de ontem. Simplesmente, pelo menos para mim, a oportunidade de conhecer tão de perto a história da criação dessa nação que preza tanto pelos seus heróis e símbolos.

Começamos dando uma passadinha no Independence Visitor Center, para pegar mapas e brochuras sobre o local. Saindo do Visitor Center fomos direto ao Liberty Bell Center, local dedicado ao sino símbolo da liberdade nos Estados Unidos e que foi tocado no dia 8 de julho de 1776 para anunciar a leitura da Declaração da Independência do país. Impressiona como esse símbolo da liberdade americana é tratado por seu povo, com respeito e admiração, servindo de inspiração para manutenção da unidade do país e de seus propósitos e princípios, mesmo durante os tempos de crise.

Eu e Ana Carolina em frente ao Independence Visitor Center - Philadelphia/PA

Junto ao sino original que anunciou a primeira leitura da Declaração da Independência dos EUA, em 08 de julho de 1776, no Liberty Bell Center

Depois de sairmos do Liberty Bell Center nos dirigimos ao Old City Hall, a primeira Suprema Corte dos Estados Unidos, mantida da mesma maneira como era em seus primórdios. Nos foi explicado pelo guarda que cuida do prédio que, nos primeiros tempos, os juízes custeavam suas próprias viagens à Philadelphia para julgar os casos mais complicados, onde era necessário a formação de um colegiado. Com o passar dos tempos, uma Suprema Corte, aos moldes de hoje, foi organizada.

Eu e a Ana Carolina no Old City Hall

Saindo do Old City Hall, passamos pelo Independence Hall, edificação considerada como um templo para os americanos e onde foi elaborada, redigida e lida a Declaração da Independência e onde foi debatida e redigida a primeira e única constituição americana.

Eu e Ana Paula em frente ao Independence Hall

Depois do Independence Hall demos uma volta pela Indepence Square, uma agradável praça que fica nos fundos do Independence Hall. Saímos pelos fundos da praça e alcançamos o Carpenter's Hall, originalmente pertencente à Carpenter's Company, o mais antigo negócio continuamente em atividade nos EUA, fundado em 1724, o prédio foi adotado como o local de reunião do primeiro Congresso Continental das antigas treze colônias britânicas na América em 1774, coordenado por John e Sam Adams e inspirado nos discursos ferrenhos de Patrick Henry. Esse primeiro congresso foi o ponto de partida das reinvindicações das colônias unidas da América ao Rei e ao povo britânico, em virtude do fechamento do Boston e dos altos impostos da metrópole.

Eu e a Ana Paula em frente ao First Bank of America

Eu e Ana Carolina em frente ao Carpenter's Hall - local do primeiro Congresso Continental das colônias britânicas

Saindo da Carpenter's Hall, subimos duas quadras em direção à Market Street e à residência de Benjamin Franklin, um dos pais fundadores do país. Localizada no número 318 da Market St., entre a 3th e a 4th St., o local apresenta o local original onde vivia Franklin, bem como a passagem utilizada por ele para entrar e sair do quintal de sua residência. Ao lado ficava o posto dos correios (Post Office), onde funcionava anexo o escritório onde Franklin fazia suas impressões de livros e jornais.

A passagem original que leva da casa de Frankllin à Market St.

A porta principal da casa de Franklin, no número 318 da Market St.

Depois de visitar o Franklin passamos em uma lojinha para comprarmos mais alguns souvenirs e depois fomos ao Visitor Center para buscar o carro e partir para o próximo passeio. Esse passeio foi menos cultural e mais voltado ao lazer. Fomos visitar o Adventure Aquarium, localizado na cidade de Camden, New Jersey, do outro lado do Rio Delaware, passando pela Benjamin Franklin Bridge, diga-se de passagem uma ponte fantástica.

O passeio foi muito agradável e começou com um almoço nas instalações do aquário. Depois disso, fomos visitar os quatro roteiros pré-definidos a serem seguidos dentro do complexo, cada um com um enfoque específico. O primeiro tratava do reino oceânico de maneira geral e dos animais das correntes do caribe. O segundo era divido em três partes, uma dedicada às arraias, outras aos pinguins e outra às focas. No terceiro roteiro pode-se observar animais de laboratório, criaturas bizarras do reino marítimo e há uma área destinada à interação com alguns animais marinhos e onde pode-se tocá-los. O quarto e último roteiro apresentava uma mostra de animais africanos (inclusive pássaros e hipopótamos), uma galeria denominada Julio Verne e que focava em águas-vivas e outros animais das profundezas e uma terceira área totalmente voltada aos tubarões. Entre outras atividades que poderíamos ter escolhido para preencher essa nossa tarde que, originalmente, seria dedicada a aguardar o show do U2, acredito que foi uma excelente escolha. Agradável e relaxante, além de ter feito a felicidade da Ana Carolina.

A Ana Carolina e os muitos aquários e peixes

Mais um dos aquários - esse de peixes multi-coloridos

A arcada dentária de um tubarão

A estátua de uma tartaruga na entrada do setor destinado a elas

O aquário de pinguins

O túnel que passa por dentro do aquário de tubarões

Vista do Adventure Aquarium em com a Benjamin Franklin Bridge e a Philadelphia ao fundo

Amanhã saímos bem cedo da Philadelphia, já que temos que entregar o carro até às 10h45min da manhã na loja da Hertz da 40th St, próximo ao hotel. Deixo as duas, com as bagagens, na porta do hotel e vou entregar o carro, na volta vamos procurar saber se o hotel possui algum serviço de lockers, onde possamos deixar as bagagens até a hora do check in, que é as 16h. Senão der certo, teremos que ficar nos virando com as bagagens até esse horário. Mas isso é história para o próximo post.

8 comentários:

  1. Oieeee...Como estão as coisas por aí??? Vcs devem ficar acabados ao fim do dia com tantos passeios hein?! Mas acredito que vale muito a pena né!!! E que aquário é esse?? Achei muito legal o túnel!!! Deve ser uma sensação incrível!!
    Beijão pra vcs!!
    Patricia (Bombeiro)

    ResponderExcluir
  2. Aquário é sempre lindo..chega ser emocionante....adorei.
    O pai manda dizer que só faltam 3 figurinhas.
    Beijos fiquem com Deus e até amanhã.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! cada post nos trasporta para os lugares onde passam.

    ResponderExcluir
  4. Leliana e Moisesjulho 13, 2010 10:08 PM

    Ontem escrevi um jornal aqui...rs... e na hora de postar deu um tchiuti na net e fiquei sem saber se nossa mensagem foi ou não, agora estou vendo que não foi pq vcs não comentaram nada, então vamos lá. Ficamos muito emocionados com as fotos dos memoriais, cemiterio, monumentos em homenagem aos grandes homens "bombeiros" que tanto fazem pela população e percebemos o quanto eles dão valor a esse trabalho e dedicação. As fotos e descrições mais uma vez superaram as nossas espectativas nos sentimos exatamente como seu amigo Erivelto, no banco de trás do carro...rs... Sabemos que qdo estiverem aqui vão ter que contar todas as histórias novamente sugerimos ao Paulo montar uma apresentação com todas as fotos e ir narrando tudo...rs... pq senão as cordas vocais vão ficar seriamente prejudicadas.....rsssss continua.....

    ResponderExcluir
  5. Leliana e Moisesjulho 13, 2010 10:13 PM

    Comentario sobre as novidades de hoje, que maravilhoso o aquario a Ana Carolina deve ter se divertido muito. Quanto ao Bono....esse cara perdeu muito, ia ser aplaudido por brasileiros que são seus fãs de verdade, mas fica para a próxima né, ou quem sabe ele vem ao Brasil?
    perguntamos, o que estão sentindo agora que a tão sonhada viagem está chegando ao fim???
    Ficamos esperando o post de hoje....já em NY?
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Moises pergunta: Paulo, não sei se teve tempo mas como é um assunto apaixonante pra vc acredito que uma olhadinha mais critica vc deve ter dado. Os equipamentos dos bombeiros americanos diferem muito em qualidade e tecnologia dos nossos?

    ResponderExcluir
  7. Leliana e Moisesjulho 13, 2010 10:46 PM

    Já estamos sentindo falta das suas narrativas diarias sobre a cultura deste imenso país. Acreditamos que, assim como nós, todos que seguem o blog ficarão orfãos com o término da viagem.....

    ResponderExcluir
  8. Família Dornelasjulho 14, 2010 12:12 AM

    Ola Major ... acabei de ler todas as postagens de vocês, desde a saída do Brasil ... muito interessante todo esse planejamento antes da viagem (já vinha acompanhando antes).
    E como já comentaram aqui, realmente acho que deva escrever um livro sobre essa viagem. Escreve muito bem, com algumas pitadas de humor e nos transporta para o local da narrativa ... quem sabe um dia possa fazer esse roteiro também ...
    Um abraço e bom resto de viagem ...
    Família Dornelas ...

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.