segunda-feira, 8 de março de 2010

Dicas de viagem #4 - O que levar? Dinheiro, cartão ou travelers checks?

Existem várias formas de você levar "dinheiro" para sua viagem. Dinheiro, ou moeda, propriamente dito, cartões de crédito, o cartão de débito Visa Travel Money e os travelers checks. Ainda não podemos afirmar com absoluta certeza qual é o melhor ou se o melhor é um "mix" deles. Assim, fizemos algumas pesquisas apresentar aqui as vantagens de cada um deles.

Dinheiro - Dinheiro é sempre dinheiro. No Brasil você pode comprar dólares ou outras moedas estrangeiras em espécie, dependendo do lugar para onde você for. Mas atenção: evite, por motivos óbvios, levar grandes quantidades de dinheiro vivo, até por que, quantias acima de U$ 10,000/pessoa devem ser declaradas na imigração americana, além de haver limitações para saídas do Brasil com grandes quantidades de dinheiro também. De qualquer maneira, saia do Brasil com um valor razoável que, juntamente com travelers checks e cartões de crédito, sirva para comprovar na alfândega a sua capacidade de se manter no país, além de lhe possibilitar os arcar os gastos dos primeiros dias. Não se esqueça de manter consigo o comprovante do câmbio.


VTM - Visa Travel Money: O Cartão Visa Travel Money é um cartão internacional, com a bandeira Visa, com o qual você pode sacar dinheiro em caixas eletrônicos (ATM - automatic teller machine) de todo o mundo e fazer pagamentos na moeda local utilizando a função Visa Electron. A partir de um pequeno valor você carrega o seu cartão para sua próxima viagem. E mais, seu dinheiro acabou? O cartão VTM é recarregável e em caso de perda ou roubo você recebe outro cartão e seus passeios continuam, sem dores de cabeça.




Travelers Check - Travelers checks são, como o nome diz, cheques de viagem, válidos indefinidamente, mundialmente aceitos, simples e seguros. Os travelers checks estão disponíveis em várias moedas e, além de poderem ser trocados nos bancos, são aceitos mundialmente em hotéis e outros inúmeros estabelecimentos comerciais e de serviços. Como não são emitidos com prazo de validade você pode adquiri-los com antecedência, mesmo não tendo a data exata de sua viagem, aproveitando a cotação cambial que lhe for mais favorável. Outra grande vantagem é que o traveler check é uma proteção contra moeda falsificada. Apesar das facilidades de ter em mão o dinheiro vivo, como maior liquidez, há a questão da segurança. No caso de perda ou roubo de papel moeda, não há como reembolsar este dinheiro. No caso do traveler check, ou cheque de viagem, a segurança é maior. Se você perder os cheques ou for roubado, o valor é reembolsado pelo banco. Em apenas 24 horas, esteja onde estiver, você é reembolsado dos cheques roubados.


Analisando os resultados de nossa pesquisa e lendo os relatos de viajantes mais experientes e descolados, concluímos que nada mais atual do que o velho ditado que diz que "não se deve colocar todos os ovos em uma única cesta". 
Independente das proporções indicadas por alguns viajantes experientes, o melhor a fazer é dividir os recursos reservados para a viagem nas várias formas de transportar o "dinheiro" para lá e para cá. Uma parte em dinheiro vivo, que é sempre importante para aquela gorjeta, para uma pequena compra na deli, em uma loja de conveniência ou mesmo no pedágio, uma quantia razoável no VTM, para as compras maiores, talvez alguns travelers checks (especialmente se o câmbio for favorável) e o cartão de crédito para uma ou outra emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.