segunda-feira, 12 de julho de 2010

Emmitsburg, Gettysburg e Philadelphia - 11 de julho de 2010

Seção Carta do Leitor

Mãe, mais uma vez agradecemos, a você e ao pai, por estarem nos acompanhando, pelos elogios feitos ao blog (embora elogio de mãe é a mesma coisa que pleonasmo, que dizer "subir para cima" ou "descer para baixo" - já viu mãe que não elogia????). Com relação a notícias do Brasil, diga para o pai que vi muita coisa a respeito da seleção brasileira e das coisas da Copa do Mundo. Por sinal, fiquei surpreso de ver como os americanos estão absorvendo o fubebol (ou, como eles chamam aqui, "soccer"). Tirei até foto de gente jogando um futebolzinho próximo ao Memorial de Roosevelt, em Washington. O engraçado é que joga homem e mulher junto, nos mesmos times, e não tem refresco para ninguém, a moçada "chega junto".

Mateus, nós não tínhamos percebido essa da locomotiva sorrindo. Depois fomos ver a foto e sabe que você tem razão, ela parece que está sorrindo mesmo. Só a inocência das crianças para ver esse tipo de beleza nas imagens.

Thaís, a Ana Carolina também ficou louca quando viu a estátua do cachorro de Roosevelt (para ser bem sincero, achei muito legal também - e o danado é bem bonitinho). Obrigado pelos elogios ao nosso blog. E a Ana Paula manda dizer que "loucura é pouco para a Victoria's Secret".

Gross, que bom que vocês estão gostando de nos acompanhar e de ler nosso blog. Ficamos muito felizes de estar podendo compartilhar com todos vocês as nossas experiências.

Erivelto, só não trocamos de carro ainda por que a marcação está sendo cerrada. Pois, se o negócio "corresse frouxo", já era, tinha que alugar uma van. E olha que o porta-malas desse carro é bem grandinho.

Leliana e Moisés, obrigado pelo carinho e por estarem nos acompanhando tão de perto.

Paloma, ficamos muito felizes com sua mensagem e gostaríamos de dizer que será uma honra para nós sermos citados em seu blog. Da mesma maneira, queremos nos colocar sempre à sua disposição para ajudar no que for possível para que sua viagem seja um sucesso. Nem que seja aprendendo com as cabeçadas que vamos dando por aqui. Muito obrigado, novamente, pelos elogios e pela companhia que você nos tem feito, juntamente com nossos demais amigos, durante essa aventura.

A noite anterior e o 11º dia de nossa aventura

Pessoal, ontem encerramos o post dizendo que estávamos sainda para jantar e que hoje contaríamos como foi tudo. Doce ilusão encontrar um lugar decente e justo para jantar. Por incrível que pareça, depois do post, por volta de 20h30min, saímos e não encontramos, na região do hotel (que fica a duas quadras da Casa Branca) um único estabelecimento "normal" aberto para nos servir um jantar. Ou eram "baladas" ou eram restaurantes de 150 estrelas do Guia Michelin, daqueles que cobram (tipo o restaurante do hotel onde estávamos hospedados) US$ 25,00 uma salada. Imaginem um jantar completo. No meio da maratona para achar um lugar adequado para comer a Ana Paula já queria parar na Casa Branca e pedir uma "quentinha" para o Obama. Achei que não seria conveniente e continuamos a caminhada. Para vocês terem uma ideia, nem as "farmácias-mercado" estavam abertas e não havia uma única loja de conveniências nas redondezas. Resultado, depois de tanto andar e perder tempo, paramos em um Burguer King perto do hotel (na esquina) e compramos alguns sanduíches para matar a fome. O fato pitoresco de toda essa caminhada (mais um né, pois só a caminhada e o seu motivo já foi um fato pitoresco) foi encontrar, por acaso, o Consulado Geral do Brasil nos Estados Unidos que, por coincidência, ficava exatamente atrás do hotel.

As Anas em frente ao Consulado Geral do Brasil, em Washington

Depois de conseguir apenas os sanduíches do Burguer King, voltamos ao hotel para comer, arrumar as malas e ficar prontos para sair cedo para a estrada no dia seguinte. Resolvemos fazer o check out direto, pela manhã, e procurar algum lugar para tomar o café da manhã na estrada, já que em todas as estradas encontrasse facilmente lugares para comer e por que o Starbuck's da esquina do hotel havia ficado fechado no sábado, imagina no domingo. Bom, o Starbuck's da esquina estava aberto (mas já havíamos feito o check-out e pedido o carro) e não encontramos nada tão fácil assim na estrada, pois a área do início da viagem é de confluência de estradas, rodovias, auto-estradas e por ser uma área de vários parques. Resultado, só fomos encontrar o primeiro lugar decente para tomar café-da-manhã em Frederick, uma cidadezinha a aproxidamente 48 milhas de Washington. Lá, fizemos nossa estreia em um Dunkin' Donuts. Muito bom mesmo. E barato. Meia dúzia de donuts (sabores a escolher), um chá, um capuccino e um ice coffe latte (coisa da Ana Carolina) saiu por menos de US$ 10,00. Só para complementar e para quem não teve ainda a oportunidade de experimentar (como eu não tinha tido até hoje pela manhã), o tal do donuts (pelo menos o da Dunkin' Donuts) é muito, mas muito mesmo, parecido com os sonhos da Sonhos & Sonhos.


A Ana Paula no Dunkin' Donuts

Depois do café da manhã tomado, fomos em direção a Emmitsburg, onde funciona o Centro Nacional de Treinamento para Emergências e onde está localizado o The National Fallen Firefighters Foundation Memorial Park. Construído em 1981, o monumento de 2,10 metros de altura apresenta uma cruz maltesa, símbolo tradicional dos serviços de bombeiros. Na base do monumento está a chama eterna, que representa o espírito de todos os bombeiros do mundo. Placas de bronze circundam todo o monumento e listam o nome de todos os bombeiros americanos que morreram em serviço, defendendo suas comunidades, desde 1981. Há um mastro de bandeiras no monumento e, sempre que um bombeiro morre em serviço, as bandeiras são hasteadas a meio-mastro. Infelizmente, hoje, as bandeiras estavam a meio-mastro.

Dentro da área do memorial há ainda uma capela, em de tijolo à vista, no estilo romanesco, que foi construída em 1839 e que possuí em seu campanário um sino trazido da Espanha em 1841. Além da capela, há um monumento homenageando os bombeiros que tombaram em serviço durante o trabalho nas torres gêmeas de Nova Iorque, durante os ataques terroristas do 11 de setembro de 2001. As estátuas tem três vezes o tamanho de um homem médio e, juntamente com sua bandeira, representa a coragem e a esperança do país impactado pela tragédia.

Ligando essas áreas, há um caminho de tijolos, chamado de Walk of Honor, em que cada tijolo é marcado com o nome de um profissional ou sua corporação de bombeiros que contribuiram ou contribuem para a manutenção desse memorial. Alguns desses tijolos são, ainda, uma homenagem a bombeiros que tombaram no combate ao fogo.

Um dos muitos brasões do Walk of Honor

Saímos do Fallen Firefighters Memorial e fomos em direção a Gettysburg e seu gigantesco parque que conta a história da violenta batalha de Gettysburg, durante a Guerra Civil norte-americana. Em julho de 1863, os exércitos confederados, comandados pelo General Lee, e o Federalista, comandado na ocasião pelo Major Hooker, tiveram um embate de três dias nessa área, com o resultado de mais de 51.000 soldados mortos e uma comunidade estraçalhada. Em novembro daquele mesmo ano, o presidente Abraham Lincoln viajou até Gettysburg para as cerimônias de dedicação do local e quando ele realizou o seu famoso discurso, o qual está impresso na parede sul do Memorial de Lincoln em Washington. A visita ao parque pode seu auto-guiada por excelentes mapas e brochuras distribuídos no centro de recepção ao visitante e compõe-se de um caminho de 24 milhas por onde se vai passando por monumentos e locais que fizeram a história dessa batalha que durou apenas três dias, mas que marcou profundamente a história dos Estados Unidos. Foi um passeio surpreendente e que não poderia deixar de ser feito por ninguém que realmente queira conhecer esse país e sua história. Essa dica valiosa é uma contribuição do Otávio, primo da Ana Paula, pelo que nos o agradecemos profundamente.

Depois do passeio de Gettysburg, pegamos novamente a estrada em direção a Philadelphia, onde chegamos por volta de 17h30min, depois de viajarmos pela nossa primeira toll road, ou estrada pedagiada. Uma excelente estrada, que nos trouxe muito rápido ao destino (aproximadamente 2 horas), mas que, do ponto de vista de qualidade, é semelhante às estradas não pedagiadas.

Chegando na Philadelphia, aproveitamos que era domingo e que o trânsito na área central da cidade é mais tranquilo, e fomos conhecer o Museu de Arte da Philadelphia, mais famoso pela sua aparição, pelo menos no Brasil, no filme Rocky, o lutador, do que por suas mostras. Obviamente, isso é uma heresia, pois, apenas o edifício do Museu de Arte da Philadelphia é, por si só, uma obra de arte.

Das escadarias do Museu se tem uma visão muito bonita da prefeitura cidade, ao final da Benjamim Franklin Parkway, uma larga avenida ladeada por bandeiras de praticamente todas as nações do mundo.

A prefeitura da cidade é outra obra de arte da arquitetura. Em estilo gótico e na cor branca, o prédio impressiona pelo seu tamanho e beleza. Infelizmente, percebemos que a área onde está localizada a prefeitura é um pouco degradada, com bastante lixo pelas ruas e muita gente desocupada e sem teto que, aparentemente, mora nas áreas abertas da praça em frente ao prédio. Se não fosse por isso, o local seria maravilhoso. Mas foi decepcionante, por esse ponto de vista, em comparação com tudo o que tínhamos visto até agora. Amanhã iremos visitar a área histórica da cidade, com o Indepence Hall e todos os outros edifícios que participaram da história dos primeiros anos dessa nação. Esperamos que, pelo menos, o setor histórico não esteja tão bagunçado quanto a área da prefeitura que vimos hoje. E que isso possa mudar o conceito inicial que tivemos da Philadelphia.

Gostaríamos, antes de terminar, pedir desculpas por não termos postado outras fotos, as quais ilustrariam melhor nossos relatos. Ocorre que a conexão do hotel em que estamos estava um pouco lenta essa noite, o que inviabilizou a postagem de mais fotos. Esperamos que, no início da manhã esteja melhor. Assim, poderemos postar mais algumas imagens.

5 comentários:

  1. Oiiii!!!
    Olha só, Dunkin Donuts deve ser maravilhoso mesmo, não da pra trazer 1duzia escondido na mala aqui para o Brasil?? Rsrsrs

    Nossa, não posso negar q lendo essa parte do post sobre o memorial dos Bombeiros, fizeram meus olhos encher de lagrimas, pq como a gente tem um bombeiro na família, que é vc né Paulo, e a gente sabe como o trabalho de um bombeiro é arriscado, pq arrisca a sua vida pra salvar alguém que nem conhece. Mas nos EUA, as pessoas, os governos e o país tem um respeito por esse profissional, tem orgulho e homenageia sempre, coisa que nunca vi aqui no Brasil... E é bonito ver isso que vc mostrou, como os profissionais que salvam ou salvaram vidas, são importantes e merecem respeito no nação!!!

    Mas isso, vou dormir sonhando com esses Donuts, seus malvados hahaha

    Bjos

    BIA

    ResponderExcluir
  2. Paulo, agora está explicado porque o Homer Simpson gosta tanto deste tal de "Donuts".

    O relato da viagem está demais, as fotos estão ótimas.

    Estamos felizes pelo sucesso da viagem de vocês!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tenho lido todos os dias com tua mãe o blog, mas hoje adorei sobre o memorial dos Bombeiros e das escadarias onde o Stalone (Rocky) apareceu no filme.Beijos para vocês e vão com Deus.
    Pai

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Cumpadi, Cumadi e Aninha
    Show de bola essa viagem, fotos e comentários maravilhosos, o cansaço de vocês com certeza vale a pena.
    Cuidado pra não voltarem “FUMÊ” por causa do calor....rsrsrs
    Um abraço
    Todos estão mandando um abraço !

    ResponderExcluir
  5. Paulo obrigado pela forca, estamos ansiosos para viajar. Nao sei qual sua profissao mas pense bem em escrever um livro pois escreve bem e ainda tem uma veia humoristica muito legal.
    Acredito que voces vao fechar com chave de ouro, NY e sensacional, uma dica que dou e alugar bicicletas para andar no Central Park.
    Estarei no show da Ivete em 4 de setembro no Madison Square so nao sei ainda se meu filho pode entrar ja que ele tem dois anos.

    Abracos e boa viagem,
    Rafael Fortes

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.