segunda-feira, 7 de junho de 2010

Curiosidades sobre os aeroportos...IDA!

Antes de falar do assunto principal desse post, que são os  aeroportos, gostaríamos de lembrar que, hoje, 07 de junho de 2010, faltam apenas 24 dias para o início de nossa aventura. Haja ansiedade!!!!

Com relação ao assunto de nosso post, a gente gostaria de compartilhar algumas curiosidades dos aeroportos pelos quais iremos passar em nossa viagem. Curiosidades essas que achamos em pesquisas que fizemos para conhecer melhor essas instalações antes das viagens.

Por motivos óbvios, o primeiro aeroporto do qual iremos falar é o Afonso Pena, o aeroporto que serve Curitiba e região. O Afonso Pena é um aeroporto relativamente pequeno, possui duas pistas (uma com 2.215m e outra com 1.800m), 14 posições de estacionamento de aeronaves e 6 pontes de embarque. Em sua grande maioria, os voos que chegam ou saem de Curitiba são nacionais, porém, de vez em quando, alguns voos internacionais chegam e saem de Curitiba, em especial para cidades da América do Sul. Em 2009 o Afonso Pena apresentou um movimento de aproximadamente 4,9 milhões de passageiros.

Vista aérea do Afonso Pena

Depois do Afonso Pena, a gente vai para o Galeão, no Rio de Janeiro. O Galeão já é um pouco maior do que o Afonso Pena, com uma pista de 4.000m e 23 pontes de embarque. O Galeão serve o Rio de Janeiro e região com voos para 32 localidades nacionais e 19 localidades internacionais. Porém, nem se somarmos as características dos dois aeroportos citados, a gente chega aos números de qualquer um dos aeroportos por onde iremos passar nos EUA, considerados isoladamente.

Vista aérea do Galeão

O Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport, por onde iremos chegar nos EUA, é um assombro para os nossos padrões. Esse aeroporto possui 5 pistas de pouso e decolagem, variando de 2.700 a 3.600 metros, e 182 pontes de embarque. Sim, é isso mesmo, 182 PONTES DE EMBARQUE. É um absurdo se compararmos com qualquer aeroporto do mundo. Em 2008, segundo dados da autoridade aeroportuária dos EUA, o aeroporto de Atlanta foi o que recebeu o maior movimento de passageiros ao redor do mundo, seguido de longe por Chicago, Londres, Tokyo e Paris. De Atlanta saem mais de 1.300 voos diários para mais de 150 destinos nos EUA e 95 destinos internacionais. Em 2008 foram mais de 90 milhões de passageiros (20 vezes o movimento do Afonso Pena) e mais de 978 mil pousos e decolagens. Esses números chegaram a nos assustar. Por sorte, nossa passagem por Atlanta será apenas uma escala, por que se fosse uma conexão, com necessidade de novo check-in, não sei não....!!!!!

Vista aérea do aeroporto de Atlanta - impressiona o número de pontes de embarque

O Miami International Airport, que será nosso ponto final de chegada nos EUA, é um pouco menor do que o aeroporto de Atlanta, mas, ainda assim, gigante perto dos aeroportos brasileiros por onde iremos passar. São quatro pistas, variando de 2.700 a 4.000 metros, e 130 pontes de embarque. É o 29º aeroporto em movimento de passageiros ao redor do mundo, com um total de mais de 34 milhões de usuários ao ano. São 62 destinos nos EUA e 88 destinos internacionais chegando e saindo de Miami, o que lhe dá o título de segundo aeroporto americano com o maior movimento de passageiros internacionais.

Vista aérea do aeroporto de Miami - não há qualquer comparação com nossos aeroportos

Um comentário:

  1. estou querendo fazer essa viagem com minha filha. estou de olho no blog de vcs e desejo uma ótima viagem.

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.