domingo, 21 de março de 2010

Dicas de viagem #5 - Dirigir no exterior

Para quem pretende dirigir no exterior, é recomendado que se tire a Carteira Internacional de Habilitação, já que não são todos os países que permitem que o motorista dirija com a habilitação de seu país de origem. Além disso, o documento vem com as suas informações em vários idiomas, o que facilita a comunicação com autoridades estrangeiras.


A versão internacional da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi estabelecida pelas Convenções Internacionais de 1926 e 1968, que inclui ainda os documentos estabelecidos pela Convenção Interamericana de Tráfego de 1943, e são aceitas nos países que participaram desses eventos. A carteira é válida por um ano, mas não é renovável. Caso haja necessidade, é preciso tirá-la novamente.


Vantagens
  • Se o motorista cometer uma infração de trânsito ou envolver-se em um acidente no exterior, as autoridades vão exigir o documento de habilitação. Caso esteja em idioma que eles não conheçam, podem pedir a tradução do documento. Esse processo atrasa a liberação do motorista. A Carteira Internacional de Habilitação tem as informações do motorista em alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo;
  • É o documento mais seguro para conduzir um veículo no exterior;
  • Não é necessário fazer exames.


Como tirar


Procure o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu Estado e cheque os endereços dos escritórios autorizados a emitir a Carteira Internacional de Habilitação. Você terá de preencher um formulário e pagar uma taxa que varia de acordo com cada escritório.

Basicamente, os documentos necessários são:



  • Duas fotos 3X4 iguais e recentes;
  • Cópia autenticada do RG, C.N.H. e comprovante de residência.

No meu caso

Várias são as informações sobre dirigir nos Estados Unidos, que é o caso de nossa viagem. Em alguns sites e blogs pode-se encontrar informações que dão conta de que para dirigir nos Estados Unidos é necessária apenas a CNH brasileira, válida e dentro do período de até 90 dias. Em outros casos, as informações que coletamos na internet e com alguns amigos é a de que seria importante portar a Permissão Internacional para Dirigir (P.I.D.).

Sendo assim, resolvi que seria mais prudente me dirigir ao DETRAN do meu estado e retirar a PID.

Aqui no Paraná o processo é bastante simples e rápido. É apenas acessar o site do DETRAN/PR, entrar na área de "Habilitação" e clicar em "Permissão Internacional para Dirigir". A partir daí é só preencher os formulários web, imprimi-los, imprimir e pagar a Guia de Recolhimento da taxa da PID (que, aqui no Paraná, é de R$ 44,00 e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil ou pelo web bank do BB) e entregar em qualquer agência do DETRAN/PR. Cinco dias depois a PID estava sendo entregue em casa pelos Correios.


Capa da PID Brasileira



Parte interna da PID que traz a informação do condutor habilitado



A PID, para quem não conhece, parece um livreto, com aproximadamente 10cm x 15cm, e que contém 8 folhas, nas quais está contida a tradução dos dados da habilitação do portador (conforme na foto acima).
Com informações de http://www.terra.com.br/turismo/servico/serv23.htm

2 comentários:

Seus comentários serão sempre bem-vindos.