domingo, 7 de fevereiro de 2010

Dicas de viagem #3 - Guias de viagem gratuitos.

Em outro post falamos sobre o uso de guias de viagem e sua importância no planejamento da viagem. O detalhe é que todos os guias que citamos naquele post são adquiridos em livrarias, físicas ou virtuais, ou casas especializadas. Neste post iremos dar algumas dicas aos nossos amigos "mãos-de-vaca" (como nós) e que também não dispensam um bom guia "na faixa" (em bom português - "de grátis").
Como assim, guia de viagem de graça????? Tá bom...isso é pegadinha né?!?!?!!?
Não pessoal, não é pegadinha. É possível conseguir bons guias de viagem, de graça, da grande maioria das cidades que tenham alguma veia turística. Pelo menos aquelas cidades mais organizadas e com um bom padrão de desenvolvimentos sócio-econômico.
Em nossas pesquisas pela internet para planejar a viagem para os Estados Unidos já nos deparamos com vários sites oficiais das cidades e estados que queremos visitar e que oferecem, gratuitamente, a possibilidade de enviar guias turísticos de suas cidades.
O último que recebemos, em casa, acredito ser um dos melhores que já nos enviaram, tanto do ponto de vista da quantidade e qualidade da informação, quanto do ponto de vista da qualidade do material utilizado na edição. É da cidade de Charleston, na Carolina de Sul, e trás muitas informações sobre pontos turísticos, hotéis, restaurantes e locais de interesse histórico e cultural, além de mapas da cidade e da região. Foi nesse guia, por exemplo, que descobrimos que em Charleston há um museu especializado em Corpos de Bombeiros e que, obviamente, seremos obrigados a visitar (já vi que o tempo em Charleston vai ser curto). Para quem se interessar, o museu pode ser visitado na web pelo endereço www.legacyofheroes.org.

Museu do Corpo de Bombeiros - Charleston

Guia turístico de Charleston - nos foi enviado por correio, gratuitamente.

Outras cidades ou bureau of visitors que nos enviaram material via correio para consulta e planejamento de viagem podem ser acessados e solicitados nos seguintes endereços:

http://savannahvisit.com/getaways/visitors-guide
http://www.miamiandbeaches.com/visitors/order_vacation.aspx
http://www.visitflorida.com/guides/
http://www.visitraleigh.com/visitors/information_
http://washington.org/visiting/browse-dc/interactive-visitors-guide
http://www.usa-800.com/rback/philadelphia/guide_single.asp


Todo o material que nos foi enviado até agora é de excelente qualidade e tem auxiliado muito no planejamento da viagem. A leitura e pesquisa destes guias já se torna uma viagem e faz com que a gente já vá se familiarizando com os locais a serem visitados, economizando o precioso tempo que temos em cada uma das cidades, evitando com que a gente fique vagando e decidindo o que vai visitar apenas quando chegar em cada uma das cidades.
Os sites citados acima são apenas alguns exemplos, obviamente que cada um, dependendo da viagem e do roteiro estabelecido, irá consultar os seus próprios destinos. E posso garantir, baseado nessas viagens pela internet, tem muita coisa boa por aí e para todos os gostos e bolsos, relacionadas a viagem, é só pesquisar e planejar.

Um comentário:

  1. Paulo, com esse nível de planejamento sua viagem vai ser um espetáculo. Quando viajamos também pesquisamos nos sites das cidades os locais interessantes para visitar, conseguimos muitas informações e elaboramos roteiros de visitas. Outra dica é pedir os mapas locais nos hotéis, estes já vêm com a localização dos pontos turísticos, como chegar de carro ou de transporte coletivo, aliado a pesquisa anterior fica fácil decidir o roteiro do dia. Não esqueça de fazer um back up de todos os seus documentos. Nós escaneamos todos, inclusive os cartões de crédito ou travel money e enviamos para os nossos e-mails, além de salvar num pendrive que levamos conosco. Foi muito útil. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.