segunda-feira, 2 de maio de 2016

Paranaguá - Berço do Estado do Paraná

Paranaguá, cidade histórica no litoral do Paraná, considerada a mais antiga do estado, fica a cerca de 92,3 km de Curitiba, pela BR 277, estrada concessionada e que cobra pedágio pelo trecho entre a capital e o litoral.

Outras formas de se chegar a Paranaguá são pela Estrada da Graciosa e pela Estrada de Ferro Paranaguá - Curitiba. Você vai viajar pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil e por uma ferrovia com mais de 135 anos de história. Essa estrada de ferro foi iniciada em 1880, quando foi lançada a pedra fundamental pelo Imperador Dom Pedro II e sua comitiva real. Essa trajeto é  feito pela Serra Verde Express .


Curitiba - Paranaguá

Estrada de ferro Paranaguá - Curitiba


História

Na década de 1550, famílias de São Vicente de Cananéia deslocaram-se ao litoral paranaense. Primeiro à Ilha da Cotinga e a seguir às margens do Rio Itiberê. 

Quando os colonizadores portugueses começaram a chegar, no lugar que é hoje a cidade de Paranaguá, a terra já tinha donos, os índios Carijós, e nome, Pernaguá (grande mar redondo). Com o passar do tempo os índios foram cedendo lugar aos colonizadores.

Em 1640, chegou o Capitão Provedor Gabriel de Lara, e a fidalga família com investidura de governo militar.

Já em 1646 mandou erguer o Pelourinho, símbolo de poder e justiça de El-Rei. Após dois anos, a povoação tornou-se Vila, chamando-se Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Passou à condição de Cidade em 05 de fevereiro de 1842.

Paranaguá foi a primeira cidade fundada no Paraná e, em razão de um desenvolvimento rápido, foi transformada em Capitania pelo Marquês de Cascais, em 08 de março de 1655, ocasião em que a Câmara Municipal deu posse a Gabriel de Lara para as funções de Ouvidor, Alcaide-mor e Capitão-mor, cargo que ocupou até a sua morte.

Na época em que a Espanha dominou Portugal e suas colônias, Paranaguá aparece nos mapas como Baya de la Corona de Castilha.

Os portugueses retomam suas terras. A povoação cresce, instala sua Câmara Municipal, vira Vila com Pelourinho e escrivão juramentado. 

Ao ser criada a Província do Paraná, também se criou a Capitania dos Portos do Paraná, que passou a funcionar em 13 de fevereiro de 1854.

Fato marcante para Paranaguá foi a visita de D. Pedro II, em 1880, para o lançamento da pedra fundamental do edifício da Estação Ferroviária. A Estrada de Ferro foi tão rapidamente construída que já em 02 de fevereiro de 1885 era inaugurada e até hoje é motivo de grande orgulho na engenharia nacional.
                                                                                                        
Paranaguá por seus anos de história, tem muitos prédios antigos e todos tombados pelo Patrimônio histórico, são arquiteturas lindas, mas a maioria um pouco esquecida pelos governantes.


Pontos Turísticos

FONTE VELHA

Também chamada de “Fontinha” e “Fonte de Cima”, sua construção remonta ao século XVII e é a mais antiga construção em alvenaria militar do município. Foi o primeiro reservatório de água do litoral, servindo à vila e depois ao povoado de Paranaguá por mais de 200 anos. De características nitidamente coloniais, foi construída com pedras que serviram, originalmente, de lastro nos navios negreiros .

Conta uma antiga lenda, que os índios no começo do povoado envenenaram a água para hostilizar e afastar os colonizadores, mas que Nossa Senhora do Rosário teria salvado os colonizadores da morte, o que fez com que os índios liberassem a Fonte. No fundo escuro e misterioso do subsolo, há uma caixa que se alonga em galeria, atravessando a cidade no sentido leste-oeste, até a localidade Porto dos Padres.

Dizem que semelhante saída servia de refúgio dos Jesuíta, quando da perseguição provocada pela Lei Pombalina, que baniu a Ordem do Brasil. A fonte foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1964. Localiza-se na Praça Pires Padrinho - Centro Histórico.



Fonte Velha

RUA DA PRAIA

Local onde se encontra a maior concentração de sobrados coloniais. Estes seculares casarios da Rua General Carneiro mostram as linhas e formas da colonização portuguesa. Localiza-se em paralelo com a margem esquerda do rio Itiberê.


Rua da Praia vista do Rio Itiberê 


Rua da Praia


MERCADO DO ARTESANATO

Construção em estilo neo-renascentista, era o antigo mercado de peixes da cidade e servia à comunidade dos pescadores que ali vinham comercializar os seus pescados.

Funcionava sempre de madrugada e ao anoitecer. Foi recuperado para servir como ponto de venda do artesanato típico da região. Localiza-se na Rua General Carneiro ou Rua da Praia – Centro Histórico.

Horário de atendimento: segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 12h.

Mercado do Artesanato

MERCADO MUNICIPAL DO CAFÉ

Iniciou-se a construção no governo de Afonso Camargo e concluído no governo Caetano Munhoz da Rocha. 

Um misto de art-nouveau com classicismo, todo em ferro fundido trabalhado em arco e rendilhados. Contemporâneo do Mercado do Artesanato (antigo mercado de peixes), abriga hoje um centro gastronômico de frutos do mar e comida típica do litoral. 

Acredita-se que tenha sido edificado no largo onde outrora fora o logradouro em que estava instalado o pelourinho, símbolo do poder Real na cidade desde a sua fundação em 29 de julho de 1648. Localiza-se na Rua General Carneiro ou Rua da Praia – Centro Histórico.

Horário de atendimento: segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 12h.


Mercado do Café

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO

Fundado em 1931, foi edificado no local destinado a ser a Capela-Mor do Colégio dos Jesuítas. Tem em seu acervo documentos e peças do século XVII e XVIII. 

Desta coleção, destacam-se os manuscritos originais de Vieira dos Santos tombados pelo Patrimônio Estadual e assinaturas do Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e Conde D’Eu, a imagem de Nossa Senhora das Vitórias e o canhão do corsário francês que naufragou na ponta da Ilha da Cotinga, em 1718, cuja descoberta foi feita em 1963, por membros da Sociedade Geográfica Brasileira.

Localiza-se na Rua XV de Novembro, 621 no Centro Histórico.

Horário de visitação: terça-feira à sexta-feira, das 9h às 18h, sábado e domingo, das 10h às 15h.

Instituto Histórico e Geográfico

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGICA

Antigo Colégio dos Jesuítas, sua construção durou cerca de 60 anos. A ocupação definitiva do prédio ocorreu em 1754 e a fundação oficial do Colégio foi em 1755. 

Foi a mais importante e maior Instituição de ensino construída pelos Jesuítas que aqui atuaram, até serem expulsos do reino pelo Marquês de Pombal. 

Destinava-se ao ensino das primeiras letras aos filhos da aristocracia do sul. Hoje, abriga o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá – UFPR, inaugurado em 1962, e possui um rico acervo cultural, importante referência turística e acadêmica. 

São mais de vinte e cinco mil peças, Coleções de arqueologia pré-histórica, cultural popular e etnologia indígena, além de documentação visual, sonora e escrita. 

O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e como patrimônio do Estado em 1972. 

Localiza-se na Rua XV de Novembro, 575 no Centro Histórico.

Maiores informações no site: www.proec.ufpr.br.

 Museu de Arqueologia e Etnologia

  Museu de Arqueologia e Etnologia -interior

                                                           Museu de Arqueologia e Etnologia - interior



ALFÂNDEGA

Construído no final do antigo Boulevard Serzedelo, hoje Avenida Coronel José Lobo. O prédio da Alfândega teve sua pedra fundamental lançada em 1903 e sua inauguração em 1911.

Desativada como Alfândega em 1975. foi sede da Casa do Homem do Mar e da Sociedade dos Amigos da Marinha do Paraná, SOAMAR. Atualmente retornou às funções originais aduaneiras.

Prédio da Alfândega 


AQUÁRIO DE PARANAGUÁ


Após a explosão do navio Vicuña, em 2004, a empresa responsável pelo navio, como uma das contrapartidas aos danos causados ao meio ambiente da baía de Paranaguá, construiu um aquário.


Depois de 10 anos da explosão, o aquário foi aberto para visitação em janeiro de 2014, coordenado por uma empresa do ramo de aquários para visitação.


O Aquário de Paranaguá possui 23 tanques com mais de 500 animais de diversas espécies, em sua maioria, animais do litoral paranaense, porém, também são encontrados animais exóticos como tubarão-bambu, raias e pinguins de magalhães.

O local também conta com 2 auditórios, espaço para exposições, loja de souvenires, lanchonete e mirante.


Horário de funcionamento : de segunda a sexta, das 10:00 ás 18:00, e sábado, domingo e feriados, das 10:00 ás 18:30.




 Dados http://www.guiaparanagua.com/historico.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.