domingo, 27 de julho de 2014

Porto Seguro - Bahia - 2014



Área de recepção do La Torre Resort

Acredito piamente que não há maior investimento do que viajar, conhecer novos lugares, novas culturas. A oportunidade de manter a mente aberta a compreender as diversidades e as peculiaridades de cada povo, de cada comunidade.

Ainda assim, há momentos em que precisamos focar em outros objetivos e manter o equilíbrio em nossas vidas. Por isso é que nesse último um ano e meio investimos na concretização de um sonho (morar próximo ao mar), adquirindo uma nova casa, e no futuro de nossa filha, Ana Carolina, que ficou residindo em Curitiba para cursar sua tão sonhada faculdade de jornalismo, na PUCPR.


Mas como, tal qual escrito por J.R.R. Tolkien, "not all those who wander are lost", caímos na estrada novamente e fomos "matar dois coelhos com uma cajadada só", descansar de uma maratona de trabalho extenuante e conhecer aqueles que são considerados como os locais do descobrimento e da primeira missa em terras brasileiras, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

A Ana Paula, com o seu tino para encontrar promoções de viagens na internet, verificou a promoção da operadora de cartões de crédito Mastercard em que viajam dois e se paga por um, em um pacote que inclui passagem aérea e diárias de hotel. Escolhemos um hotel do tipo all inclusive, o La Torre Resort, pois o objetivo, dessa vez, era "sombra e água fresca".

Antes mesmo da viagem, começamos a utilizar os serviços do hotel, solicitando indicações de serviço de transfer. Fechamos o transporte de chegada e saída do hotel por R$ 110,00  e, ainda, levamos de brinde um rápido city tour pelo centro da cidade, logo na chegada a Porto Seguro, antes da ida para o hotel.

Não poderíamos ter feito melhor escolha, o resort, localizado na Praia de Mutá e que havia sido escolhido para hospedar a seleção de futebol da Suíça, durante a Copa do Mundo, é super agradável, com ótimas e variadas opções de atividades e de alimentação e com funcionários eficientes e atenciosos.

De Porto Seguro à Coroa Vermelha, passando pelo La Torre Resort

Praia de Mutá

Entrada do hotel La Torre Resort

Recepção do hotel

Réplica da Copa do Mundo

Banheiro do quarto em que ficamos hospedados

Quarto

Chegamos ao hotel à noite, próximo ao horário do jantar, fizemos o check-in, nos instalamos, trocamos de roupa e fomos fazer um breve reconhecimento da área. Nesse momento percebemos que teríamos dificuldades diárias para decidir o cardápio das refeições, especialmente no período da noite.

Entre várias opções, o La Torre conta com buffet que serve, diariamente, das 12h às 15h30min e das 19h às 22h30min, 3 tipos de carnes, 7 tipos de saladas, massas variadas e 7 tipos de sobremesa.

Há também a Fábrica de Pizza, uma pizzaria que funciona de 11:00 às 22:30 horas, oferecendo pizzas doces e salgadas dos mais variados sabores, e, logo ao lado, o La Torre Burguer, sanduicheria que serve cheese burguers, cheese saladas, cheese bacons, cheese eggs e mistos quente, das 16h às 22h30min.

Nessa noite optamos pela comida servida no buffet, ja que, como estávamos o dia todo só a base de lanche, uma comidinha cairia muito bem. Nos servimos e fomos fazer nossa refeição sentindo o clima da Praça de Alimentação, o grande refeitório "comunitário" do hotel.

Buffet 

Buffet
  
Fábrica de Pizza

Pizzas

La Torre Burguer

Praça de Alimentação

Ainda no assunto "comida", todas as tardes são servidos camarões no Bar da Praia, das 15h30min às 16h30mim, e o Café da Tarde, servido das 16h30mim às 17h30mim, na área da Praça de Alimentação do hotel. Para acompanhar toda essa fartura de comidas, são servidas bebidas para todos os gostos, refrigerantes, cervejas, sucos, vinhos, coquetéis, aperitivos, caipirinhas, chás e cafés, já inclusos no pacote. 

Barraca da Praia

Café da Tarde

Como ninguém é de ferro e alguma energia precisa ser gasta depois da ingestão de toneladas de calorias servidas nas fartas refeições, o La Torre oferece uma pequena academia de ginástica, confortavelmente instalada em uma área aberta do hotel, logo ao lado de uma de suas piscinas destinadas à prática de atividades físicas e próxima à área da sauna. Isso faz com que aqueles que optem por fazer seus exercícios durante a estada no hotel tenham garantia de um ambiente agradável para realizá-los.

Academia

Piscina

Barracas de Praia

 
Praia da frente do hotel

Praia

Jardim interno

O objetivo dessa viagem a Porto Seguro era, realmente, o de descansar de um período de muito trabalho, sendo assim, a maior parte do tempo ficamos no hotel, aproveitando suas facilidades e confortos, e acabamos saindo para apenas dois passeios.

Logo em nosso segundo dia, como o clima amanheceu com uma cara meio feia, decidimos fazer uma caminhada pela praia em direção a Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália, onde fomos conhecer o local onde há a antiga cruz em madeira que simboliza a primeira missa em solo brasileiro e uma outra cruz erguida para homenagear os 500 anos do descobrimento do Brasil.

Para chegar até lá, a partir do centro de Porto Seguro pegue o ônibus intermunicipal da Viação Brasileiro, que custa R$ 4,10 sentido Santa Cruz Cabrália. No retorno, é só pegar a mesma linha no sentido Porto Seguro. Você descerá na pequena vila indígena, da etnia pataxós. Também é possível utilizar os serviços de táxi ou locar veículos para realizar os passeios.


A vila da Coroa Vermelha tem seu movimento turístico concentrado no calçadão que liga a rodovia BA 001, também conhecida por Avenida Beira-Mar, à praia, onde estão localizadas as cruzes que indicam o local da primeira missa. Quase no final do calçadão, próximo à praia, localiza-se o Museu Indígena, onde é possível visitar uma exposição permanente que retrata a arte do cotidiano em seus múltiplos aspectos: o interior de uma oca, o modo de dormir, de preparar e obter alimentos, de brincar, a socialização infantil, os cuidados corporais, adornos e pinturas, rituais, música e dança, os deslocamentos pelo território e a comercialização dos produtos, as diferentes modalidades de relação entre índios e brancos, desde o Descobrimento até as questões atuais. O local, ainda, dispõe de espaços dedicados às manifestações culturais, uma biblioteca, uma sala de leitura e uma área para exposição. Aberto, diariamente, das 9h às 18h.

Cruz que simboliza a primeira missa em terras brasileiras

Cruz em homenagem aos 500 anos do Descobrimento
  



Entrada do calçadão da aldeia Pataxó, em Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália

Aspecto do calçadão repleto de lojinhas de artesanato indígena

Museu Indígena

Interior do Museu Indígena



Além da Coroa Vermelha, visitamos o Centro Histórico de Porto Seguro, primeiro núcleo habitacional do país. Sua consolidação aconteceu com a construção da igreja de Nossa Senhora da Pena, em 1535. Por lá, também, foram erguidos vários outros monumentos interessantes que contam a história dos primeiros anos após o descobrimento do Brasil.

Deve-se começar pelo Marco do Descobrimento, que, até hoje, está envolto em uma polêmica porque não se saber exatamente o seu local exato. O Farol é outra construção antiga, datada de 1503, e que teria sido instalada para sinalizar a ocupação das terras e servir como referência para as embarcações.

A Casa de Câmara e Cadeia é outra edificação histórica a ser explorada, pois representa os modelos de construção de edificações públicas mais comuns na época. Essas edificações recebiam, normalmente, a câmara municipal, órgãos de segurança e justiça, além da cadeia pública da cidade. Hoje, no mesmo lugar, funciona um museu com mobiliário do século XVII e XVIII. As demais atrações da região são o Fortim, o Chalé do Dr. Antônio Ricaldi, a Capela do Colégio Salvador e a igreja da Misericórdia.

Além da visitação a edificações históricas, é possível, por lá, assistir apresentações de capoeira, de manufatura do cacau e como é feito o chocolate e de como se faz uma das iguarias da culinária baiana, o acarajé.

Da Cidade Histórica se tem uma vista panorâmica indescritível da Orla Norte, do centro da cidade de Porto Seguro e do Arraial D'Ajuda.

Apresentação de capoeira

Apresentação sobre o chocolate

Marco do Descobrimento

Preparação do acarajé

Farol

Igreja da Misericórdia



Rua do Centro Histórico

Casa de Câmara e Cadeia
  
 Vista do Arraial D'Ajuda, a partir do Centro Histórico



2 comentários:

  1. Olá! Vou me hospedar no La Torre Resort no próximo mês. Gostei das suas referências. Estou indo a minha família para descansar e acredito que fiz uma boa escolha! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia ficamos felizes em poder ajudar, esperamos que você e sua família aproveitem e descansem bastante!!
      Ana Paula e Paulo

      Excluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.