sexta-feira, 17 de junho de 2011

Los Angeles, Huntington Beach e Downtown Disney - dia 11 de junho de 2011

Pelo nosso planejamento, o dia 11 de junho seria destinado a visitar algumas praias da região do Condado de Los Angeles, como Huntington Beach e Laguna Beach, entre outros lugares bacanas.

Mas, como tudo que se planeja pode ser modificado com interferências externas, conosco não foi diferente. O dia amanheceu chovendo e frio. Como visitar praias assim??? Então resolvemos voltar a Los Angeles para visitar o Museu do Corpo de Bombeiros da cidade, que não havíamos conseguido visitar no dia anterior, pois o museu só abre para visitação aos sábados.

Lá se vão outras 33 milhas para voltar a LA, e com trânsito, para variar, mesmo sendo sábado. Claro que não era um trânsito tão intenso quanto o do dia anterior, mas, mesmo assim, era um trânsito considerável.

Pois bem, por volta de 10h, horário em que deveria estar abrindo o museu, chegamos lá. Olha daqui, olha de lá, dá uma volta nas instalações e nada de encontrar uma entrada para o tal do museu. Todos os portões fechados. No entanto, por trás das grades, conseguíamos ver que haviam pessoas no interior do museu e que a porta principal estava aberta. Resolvemos, então, dar uma olhada em uma entrada para carros que havia no fundo. Por lá encontramos um senhor ao qual perguntamos por onde nós poderíamos entrar no museu e aquele nos informou que o portão da frente seria aberto às 10h. Dei uma olhada para o relógio, como quem diz "como assim 10h??? Já são muito mais do que 10h!!!", já eram por volta de 10h20, e não precisei falar mais nada. Esse senhor, que depois descobrirmos se tratar da pessoa que organiza o grupo de voluntários que toca o museu, percebeu a mancada e nos convidou a entrar no museu por ali mesmo, pediu a um outro senhor, Mr. Ted, que nos acompanhasse e já foi dando bronca em todo mundo sobre por qual motivo os portões museu ainda, àquela hora, não estava aberto.

Superado esse pequeno detalhe de nossa chegada, veio a parte mais bacana - a visita. O Mr. Ted nos acompanhou por tudo, tivemos uma visita guiada. Ele foi muito simpático, nos mostrando tudo, contando as histórias de cada equipamento, viatura ou embarcação que havia lá, além de suas próprias histórias do tempo em que ainda trabalhava como bombeiro, já que estava aposentado havia alguns anos. Ele faz parte de um grupo de bombeiros aposentados e voluntários,  o Los Angeles Fire Department Historical Society Museum & Memorial, que administra o museu, realizando todas as atividades, inclusive de manutenção. Suas esposas os acompanham e eles passam o dia de sábado dedicados a cuidar da edificação e das peças que a compõe, pelo simples prazer de manter viva a história do seu Corpo de Bombeiros.

O museu propriamente dito é muito interessante, sua edificação, originalmente era ocupada pela Fire Station 27, 1355 North Cahuenga Boulevard., Hollywood, California, foi construída em 1930 e era a maior fire station a oeste do Mississippi, com 28 bombeiros compondo um turno de serviço e doze veículos de emergência, incluindo o veículo do Battalion Chief e um veículo apenas para carregar mangueiras. O prédio é cadastrado com Historical and Cultural Landmark nº 165 e funcionou como posto de bombeiros até o início dos anos 1990, quando foi construída a nova Fire Station 27, logo ao lado, e a edificação foi restaurada e passou abrigar o museu.

No museu é possível vivenciar as evoluções ocorridas nos serviços de bombeiros nos 150 anos, havendo materiais, equipamentos e veículos de tração animal que datam dos anos 1800. Além de toda diversidade de materiais, há uma excelente biblioteca, uma estrutura de educação comunitária, com vistas a difundir a cultura prevencionista, e um memorial aos bombeiros que morreram em serviço, à história do Corpo de Bombeiros de Los Angeles e à memória daqueles que serviram na instituição.



Memorial àqueles de tombaram em serviço - "Courageously they died, by inspiration they live".

A bonita arquitetura da Old Fire Station 27 e o simpático Mr. Ted me explicando até os detalhes do prédio

Estrelas que lembram dois bombeiros da Fire Station 27 que tombaram em serviço

Escultura doada ao museu para homenagear aqueles que perderam a vida no 11 de setembro de 2001

A moldura da foto, que aparece nessa imagem, 
foi feita com uma parte das Torres Gêmeas do World Trade Center

Antiga viatura que servia ao Battalion Chief da Old Fire Station 27

Coleção de miniaturas feitas por um bombeiro aposentado - 
os degraus das escadas dos caminhões é feito com pequenos pedaços de macarrão espaghetti

O restante da coleção - sonho de qualquer bombeiro que se preze


Antiga ambulância da Fire Station 27

Veículo de combate a incêndio da década de 60 - reparem que na época, na área de LA, 
não se usava capota nos caminhões - coisa da Califórnia, eles não gostavam!
Não parece o Red, do filme Cars, da Disney-Pixar???

American LaFrance 1937 - primeiro carro de bombeiros com capota adquirido pelo LAFD

Ford T utilizado no serviço de bombeiros do LAFD no começo do século XX

Terminado o passeio pelo museu do LAFD e como o tempo no dia estava melhorando, resolvemos ir a Huntington Beach, para conhecer o tão famoso point de surf da California e seu pier. E lá se foram mais 45 milhas e uma hora de viagem. Chegando por lá fomos almoçar, pois já havia passado, e muito, da hora. Paramos para comer no iHop, famosa rede de restaurantes dos EUA que oferece boa comida, em sabor e quantidade, por preços bem camaradas. Para falar a verdade, a quantidade é boa mesmo, tanto que é preciso estar com fome de pedreiro para limpar o prato. Detalhe, todos os pratos são servidos com uma entrada, que pode ser sopa ou salada.

Ana Paula e o prato de salada da entrada do iHop de Huntington Beach

Depois da entrada o "pratinho", composto de 
purê de batatas, milho cozido na margarina, uma rabanada (!?!?!?) e uma porção de carne

Depois de matar aquela que nos queria matar, fomos conhecer, de fato a praia de Huntington Beach. E uma coisa ainda, nessa altura da viagem, me intrigava. O pessoal da Califórnia, absolutamente, não sente frio. Nesse horário do dia era possível ficar de camiseta de manga curta, se houvesse, e você estivesse, no sol. Caso contrário, o vento é tão gelado que é preciso usar uma blusa ou uma jaqueta. No entanto, o californiano se comporta se estivesse o maior calor do mundo. Estava uns 18, 19°C e os caras na praia como se estivesse 35°C. O pessoal do surf de neoprene longo e o pessoal da "farofa" de bermuda ou biquini e na boa na água.

O fato é que, Huntington Beach, é muito bonita, limpa e, relativamente, tranquila. O pier é muito bacana e bem conservado. Como todos os outros piers do tipo que visitamos, é gigante e com estrutura que permite a circulação de carros e a instalação de estruturas enormes. O problema todo dessa região, no meu ver, é a aglomeração urbana. Não há desordem, mas as cidades estão tão adensadamente conurbadas que o deslocamento urbano no LA County se torna tão complicado que fica fácil você criar restrições a ele. Em especial quando se faz comparações do próprio EUA.

Saindo do pier e antes de voltarmos a Anaheim, demos uma paradinha para conhecer um tal International Surfing Museum que há em Huntington Beach. Nada demais, só vale conhecer se estiver passando por lá, pequeno, um pouco desordenado, sem sequência de informações e que não explica muita coisa sobre a história do esporte. Bonitinho, mas poderia ser bem melhor. O website é melhor que o real.

Aspecto da Pacific Coast Highway com a Main Street, 
em Huntington Beach, entrada do famoso pier.

Coleção de quadras de volei de praia. Para o outro lado era a mesma coisa.

A Ana Paula de cachecol e moçada lá embaixo no maior banho de mar.

Mural do Posto de Guarda-Vidas na entrada do pier. 
Notícias, informativos e os Guarda-Vidas do local

Viaturazinha mais sem graça que os caras usam!!! Ô inveja! Uma Toyota Tundra.

Essa é para o meu pai. Dá uma olhada na pia pública para limpar peixe que há no pier de Huntington Beach

O lugar é realmente um point muito bom de surf.

Entrada do International Surfing Museum em Huntington Beach

Sequência de shapes antigos em exposição

Mural na parede externa da saída do museu.

Saindo de Huntington Beach voltamos a Anaheim, sempre usando a Costa Mesa Freeway e a I 5, Santa Ana Freeway. Passamos no hotel e fomos caminhando a Disney Downtown, rua localizada entre Disneyland e o California Adventure, lotado de restaurantes, lojas da Disney e entretenimento em geral. Em um dos restaurantes estava acontecendo um baile de formatura do High School (o tradicional high school prom). E foi muito divertido ficar observando o desfile de adolescentes em roupas que a grande maioria não havia sequer imaginado usar um dia. Uma comédia. Valeu o passeio.

Obviamente, a Ana Paula fez algumas compras na loja da Disney e, depois, resolvemos comprar alguma coisa para comer no hotel, tendo em vista que os preços dos restaurantes não eram convidativos e havia fila para tudo. Mas foi um passeio bastante interessante. No dia seguinte teríamos uma nova viagem. Dessa vez, para San Diego.

 "Lojinha" na Downtown Disney

Entrada da Disneyland

 Downtown Disney

Restaurante e loja da ESPN

Um comentário:

  1. Nossa tiramos a sorte grande ao resolver ler todos post sobre califórnia , obviamente vc é bombeiro certo ? Pegamos todas as maravilhosas dicas sobre as estações e o Museu , foi muita sorte , entrei só para tirar dúvida , foi demais ! Muito legal viagem de vcs !

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