quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Vinícola Villa Francioni


Localizada no km 70, da rodovia SC 438, no município de São Joaquim, a vinícola Villa Francioni é um daqueles lugares imperdíveis, até para quem não gosta de vinhos, imagina para quem gosta.

Construída no alto de uma colina, nos arredores da cidade, o edifício da sede da vinícola se ergue majestoso por trás dos parreirais assim que se acessa a propriedade e impressiona pela beleza e pela magnitude.


A primeira vez que ouvimos sobre a vinícola e seus vinhos de qualidade foi por meio de um primo, Luiz Antonio, que vive em Santa Catarina e, também, aprecia bons vinhos. Assim, logo que planejamos essa ida a Urubici, providenciamos o encaixe de uma visita à Villa Francioni.

A vinícola nasceu do sonho de seu fundador, Dilor de Freitas, um apaixonado por vinhos, e se concretizou em uma edificação maravilhosa, construída, de acordo com a própria vinícola, com reaproveitamento de ruínas de casas da região, adornada por vitrais trazidos do Uruguai, criando uma fábrica sustentável, responsável pela elaboração de vinhos premiados e muito apreciados.

A empresa autoriza e organiza passeios guiados pela estrutura da vinícola, os quais podem ser agendados por meio do site da empresa, de acordo com a disponibilidade de horários. 

Duram, em média, 1h30 e são finalizados com a degustação de alguns dos exemplares produzidos na casa, seguida de uma visita à loja da fábrica.

O passeio é cuidadosamente elaborado e conduzido e, felizmente, é um ponto fora da curva na indefectível desorganização e improvisação da esmagadora maioria dos passeios guiados ofertados em terra brasilis.

A visita à fábrica é conduzida por um dos vários funcionários especializados e se inicia em uma pequena galeria de arte, seguindo por um longo corredor que, de um lado, se apresenta decorado com fotos que remetem à linha do tempo da construção e, de outro, nos mostra uma visão panorâmica privilegiada de boa parte da propriedade.

Após, os visitantes são conduzidos a uma sala de projeção, onde é reproduzido um vídeo que conta a história da vinícola e, assim que chega ao fim, várias telas sobem e revelam o interior da instalações, em uma ação que remete à experiência, mesmo que singela, vivenciada na visita ao One World (clique e saiba mais).

Na sequência, se dá a visita às áreas de produção, envase, maturação e armazenamento, as quais impressionam pela organização, asseio e carinho com que, aparentemente, o processo se dá.

A visita se encerra com uma maravilhosa degustação. No dia em que visitamos, fizeram parte da degustação dois brancos, sendo um deles espumante, um rose e dois tintos, o Joaquim e o Villa Francione.

Para encerrar, aproveitamos o horário e almoçamos no Bistrô Bacco, um maravilhoso e agradabilíssimo ambiente criado para atender turistas e visitantes. A preparação dos pratos leva carinho e cuidado, no entanto, vá com paciência e sem pressa, embora os funcionários sejam muito atenciosos e simpáticos, o serviço deixa um pouquinho a desejar e os pratos levam perto de uma hora para serem servidos. Mas, mesmo assim, vale muito a pena e recomendamos.

Mais informações sobre os valores, horários e detalhes sobre a visitação à Vinícola Villa Francioni podem ser obtidos clicando aqui.

Entrada principal

Linha de produção

Barris de maturação

Cave de maturação

Área de produção - cuidado, beleza e organização

Sala Vip - Área de degustação

Vista panorâmica da propriedade

Mais uma das muitas vistas

Área da propriedade

Portal de acesso à vinícola

Parreiral em frente ao Bristrô Bacco

Exemplares adquiridos para a adega pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.