quinta-feira, 16 de abril de 2015

Grand Canyon West


Para que não exista, absolutamente, nenhuma dúvida, esse post começa com a seguinte afirmação: se você está pensando em visitar Las Vegas ou alguma outra cidade no sul de Nevada, no Arizona ou no Colorado, não deixe, em hipótese alguma, de ir ao Grand Canyon. Pronto, está dito.
 
Segundo viajantes que já tiveram a oportunidade de visitar diferentes partes do Grand Canyon, a área que visitamos, motivo deste post, nem é a mais bonita e impressionante e, mesmo assim, afirmo, sem medo nenhum de errar, a visita é de tirar o fôlego.

Para se chegar ao Grand Canyon West, a partir de Las Vegas, alugamos um carro e caímos na estrada. A dica, para quem não conhece a região, é pedir para o GPS te levar ao Grand Canyon West Airport, local onde fica o estacionamento onde se deve deixar o veículo antes de comprar os tickets e tomar o ônibus que leva aos pontos de visitação.

Pega-se a US 95, em direção a Boulder City, a partir de onde se pega a US 93. Dez milhas adiante, chega-se à Hoover Dam (da qual falamos em outro post, que você pode acessar aqui) e se cruza a fronteira entre os estados de Nevada e Arizona.


Trajeto de Las Vegas ao Grand Canyon West

Cenários sensacionais durante todo o trajeto

Daí, são mais 44 milhas até chegar à Pierce Ferry Road, onde se deve entrar à esquerda, em direção a Dolan Springs, localidade com pouco mais de dois mil habitantes, do Condado de Mohave. A partir daí, serão mais 49 milhas até o estacionamento, onde se deve deixar o carro, e a entrada do Hualapai Legacy, já dentro da Reserva Indígena de Hualapai. 


Dolan Springs - Condado de Mohave




Área do estacionamento e entrada do Hualapay Legacy

Para ter acesso aos pontos de observação e às facilidades de transporte entre eles, a tribo Hualapai, que administra a área, cobra taxas de ingresso com valores que partem de U$ 43,42 (sem taxas) e podem chegar a U$ 337,49 (informações aqui - em inglês)

O passeio padrão pela reserva inclui, além da área de recepção, com suas lojinhas de souvenirs e outras amenidades, a visita a três pontos específicos: o Hualapai Ranch, o Eagle Point e o Guano Point.

Após entrar na área do parque, os visitantes são encaminhados para ônibus que circulam entre os pontos de visitação de forma ininterrupta, no estilo hop on, hop off (suba e desça à vontade nos pontos de parada).

O primeiro ponto a ser visitado é o Hualapai Ranch, a réplica do que seria uma pequena cidade do oeste americano, com passeios a cavalo, de charrete, de carruagem e visitas guiadas pelos cowboys Hualapai. Também, é possível ficar hospedado em um dos agradáveis chalés disponíveis e aproveitar para relaxar ao redor de uma bela fogueira.

Depois de Hualapai Ranch, a próxima parada é em Eagle Point, onde está localizada a Skywalk, uma passarela de pouco mais de três metros de largura, em formato de ferradura, pendurada a mais de mil e duzentos metros de altura acima do Rio Colorado, a partir de onde se tem uma vista impressionante da magnitude e da enormidade do cânion.

Skywalk - 3 metros de largura e mais de 1.200 metros acima do Rio Colorado!

Além da Skywalk, essa parada reserva uma bela vista a partir do Eagle Point, um ponto de observação de onde é possível se aproximar da borda do cânion e se ter uma boa ideia da enormidade dessa espetacular obra da natureza. 

Eagle Point

Como havíamos comprado nossas entradas com direito à refeição, aproveitamos essa parada para almoçar. De posse do voucher para a refeição, é possível tomar café-da-manhã, fazer um lanche ou almoçar em qualquer um dos restaurantes e lanchonetes disponíveis em cada uma das paradas.

Como viajar é aprender sempre, aí vai uma dica sobre as refeições em Grand Canyon West: a não ser que você adore comida de hospital, seja um admirador incontrolável de pratos insossos ou esteja em uma dieta super natureba, fuja da refeição chamada OT Window Menu, servida em Eagle Point. Essa menu tem três opções, carne cozida com vegetais, frango ao curry ou vegetais no vapor, sempre acompanhados de arroz branco (estilo oriental, sem qualquer tempero). 

Prefira um dos sanduíches servidos na mesma parada ou deixe para saborear um dos pratos disponíveis nas demais paradas, à base de churrasco de carne desfiada, frango assado ou churrasco de costelinha de porco, sempre acompanhados de purê de batatas com molho de carne, salada verde, mix de vegetais, arroz, entre outros (opções de refeições, acesse aqui e vá em Meal Voucher Option).

Carne cozida com vegetais e arroz branco

Vista do cânion a partir de Eagle Point

Terminada nossa refeição super saudável (porém, sem sabor algum), partimos para a última das três paradas e a que, pessoalmente, mais me impressionou: Guano Point, onde estão localizadas as ruínas do teleférico que levava e trazia trabalhadores e materiais da Mina Guano, do outro lado do cânion.

A partir das ruínas do teleférico e de seus arredores é possível se aproximar, até forma bastante arriscada, das bordas do cânion e ter vistas espetaculares da grandiosidade e da magnitude dessa maravilha da natureza.


Guano Point

Ruínas do teleférico de Guano Point

Vista do cânion a partir de Guano Point

No final do passeio, antes de deixar as instalações da Hualapai Legacy, ainda na lojinha de souvenirs, não esqueça de pegar o seu certificado de visita ao Grand Canyon West.


Capa do certificado de visita ao Grand Canyon West

Parte interna do certificado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.