sábado, 10 de julho de 2010

Washington, 3º dia - 10 de julho de 2010

Seção Carta do Leitor

Gostaríamos de agradecer imensamente a todos que estão nos acompanhando nessa viagem. Tem sido um imenso prazer para nós dividir com cada um de vocês tudo o que temos visto e sentido durante essa aventura.

Debora, até poderíamos ter feito um tour como o que você sugeriu, mas não daria tempo de muitas outras coisas. Na verdade, três dias em Washington não é nada. Para você ter uma ideia, o ideal seria um dia para cada um dos museus do Smithsonian Institute e mais uns dois ou três dias para os memoriais. De qualquer maneira, passamos em vários dos locais citados no filme, como os memoriais dos presidentes, o Capitólio, o Jardim Botânico, a Freedom Plaza, o Smithsonian Castle e a National Cathedral (da qual falaremos hoje). Infelizmente não houve tempo para muita coisa. Mas assim é bom, fica aquela vontade de voltar uma vez mais. Quem sabe, não é?

Mãe, com certeza a Ana Carolina está recebendo uma aula de história e de geografia a cada dia que saímos para passear. Agora vai depender apenas dela o uso que ela vai fazer da oportunidade que nós demos a ela.

Bia, de fato, o Capitólio é mais bonito que a Casa Branca e isso tem motivos. O Capitólio é a casa do povo e a Casa Branca é apenas a casa do Presidente, embora poderoso, é apenas o servidor número 1 do povo que o elegeu. Na visão dos "pais fundadores" do país, o ponto principal da capital do país deveria ser o Capitólio, e não a Casa Branca. Inclusive no White House Visitor Center é possível conhecer essa história melhor (como fizemos ontem). Houve, para você ter uma ideia, uma primeira dama que, nos primórdios da país, quis modificar o projeto da Casa Branca, deixando-a mais parecida com um palácio europeu. Essa ideia foi veementemente rejeitada, justamente por que a ideia é de a casa do presidente não rivalize com a casa do povo. Avise o Seu Juarez e a Dona Raquel que os recados foram dados para a Ana Carolina.

Edson e Maria Luiza, obrigado pelo carinho e, pode ter certeza, ficamos muito felizes de saber que vocês estão gostando de nos acompanhar.

O 3º dia em Washington

O dia de hoje não começou muito promissor, parecia que nada ia dar certo. O dia amanheceu, e permaneceu por toda a manhã, bastante chuvoso. Não havia como fazer nenhum passeio a pé e a temperatura diminuiu bastante (pelo menos alguma coisa boa).

Tentamos sair a pé para tomar o café da manhã e depois decidir o que fazer, no entanto, nem isso foi possível. Tivemos que pegar o carro e mudar todo o planejamento. Resolvemos ir até o Eastern Market para conhecer e, de repente, tomar o café da manhã por lá. Não deu também. Chegamos lá e vimos que o mercado é uma grande feira que ocupa várias ruas da área de Capitol Hill. Tudo muito bonito, mas estava chovendo muito.

O que fazer então? Pedimos ajuda ao GPS e a mocinha que fica lá dentro nos mostrou onde ficava o Starbuck's mais próximo (nessa altura, quase 10h, tínhamos que apelar para o que conhecíamos). Tomamos nosso café e resolvemos ir ao Museu de História Americana. Foi uma agradável surpresa. Não que esperássemos nada ruim ou sem graça. Mas o fato é que superou nossas expectativas e mostrou-se mais interessante que os demais que já havíamos visitados. Infelizmente não conseguimos fazer decentemente todos os setores do museu, já que o carro ficou na rua e o tempo máximo de estacionamento era de 2 horas. Perdemos, apenas no primeiro pavimento, quase 1h30min. Subimos rapidamente ao terceiro pavimento para ver as mostras voltadas ao esporte, entrenimento e música, além das guerras americanas e política. Não deu para ver as mostras de vida americana e do ideal americano (essas ficam para a próxima).


Ana Paula em frente à Julia's Kitchen - as receitas desenvolvidas por Julia Child nessa cozinha foram o conteúdo de seu famoso livro de culinária Julia's Kitchen Wisdom (2000). Por causa desse livro, uma outra americana, chamada Julie Powel, resolveu experimentar cada uma das 524 receitas, uma por dia, e, daí, escreveu o livro Julie & Julia, o qual deu origem ao filme homônimo de 2009, dirigido por Nora Ephron, com Meryl Streep, no papel de Julia Child, e Amy Adamns, no papel de Julie Powel.

As Anas em frente ao telescópio utilizado pela primeira astrônoma americana, Maria Mitchell

Eu e a Ana Carolina em frente da cartola utilizada por Abraham Lincoln

As Anas e as vestimentas de Abraham Lincoln e de sua esposa Mary Lincoln

As Anas na saída do Museu de História Americana - e dá-lhe chuva, dá uma olhada na corridinha dos dois cidadãos, no lado direito da foto.

Um dos ônibus antigos da exposição America on the move, uma fantástica viagem pela paixão que o americano tem por movimentar-se em seu país e pelo mundo.

Uma locomotiva a vapor da mesma exposição

Depois de sairmos do Museu de História Americana, infelizmente sem conseguir ver tudo, fomos em direção à National Cathedral, lá pelas 12h30min, e rezando para que a chuva desse uma chance. Parece que o Homem Lá de Cima sempre se anima com quem quer conhecer as maravilhas eregidas para glorificá-lo. Não é que a chuva parou. Começou um vento meio chato e frio, mas que parou de chover, parou. No caminho para a National Cathedral passamos pelo famoso bairro de Georgetown, com suas ruas de pedra, casas germinadas de estilo vitoriano com mais de 200 anos e lojas e butiques de marcas famosas. O local é muito bonito e demonstra todo o poderio financeiro de quem mora na região.

O plano de Pierre L'Enfant, o arquiteto que planejor Washington e do qual já falamos ontem, para a cidade nova previa uma igreja no seu ponto mais elevado. Porém, apenas em 1907 Theodore Roosevelt lançou a pedra fundamental d catedral. A estrutura de estilo gótico tem mais de 152,5 metros de comprimento e torres gêmeas de 92 metros de altura. O órgão tem 10.250 tubos e há mais de 200 vitrais. Foi aqui que Martin Luther King Jr. fez seu último discurso, cinco dias antes de ser assassinado.


Eu e a Ana Carolina em frente à National Cathedral - quase que não deu para enquadrar as torres, a Ana Paula quase deitou no chão.

Um dos mais de 200 vitrais existentes no interior da catedral

As Anas no corredor principal da National Cathedral - impressional o tamanho, é impossível assistir a uma missa daí do fundo sem a ajuda de um bom sistema de som e imagem. Há várias telas de LCD nas colunas para que se acompanhe as celebrações.

As Anas no altar principal

The Pentagon Cross - cruz feita com destroços da face do Pentágono que foi atacada em 11 de setembro de 2001. Doada pelo Chefe dos Capelães do Exército americano

Vista da National Cathedral a partir do Bishop's Garden, ao lado da catedral - outro local fantástico

Saindo da catedral, por volta de 14h, fomos procurar um lugar para almoçar. Como não conhecíamos nada por perto (como não conhecemos grande coisa em qualquer outro lugar por aqui...rssss), pedimos para a mocinha do GPS nos levar à Pizza Hut mais próxima. localizada no bairro chamado Adams Morgan. Nos chamou a atenção a grande quantidade de latinos no lugar. Nos pareceu um lugar um pouco mais degradado da cidade. Embora, degradado por aqui, entenda como melhor do que muito bairro metido a bacana em Curitiba.

Depois de alimentados, novamente com a ajuda da mocinha do GPS, fomos visitar a Union Station. Pois bem, a emoção de conhecer lugares novos, às vezes nos faz ficar um pouco "colados" (sabe como é, "colar as placas", fazer coisas sem muito planejamento...). Se tivéssemos dado apenas uma lida no guia de Washington hoje (e olha que já o havíamos lido umas trinta vezes) nós teríamos visto que as opções de lugares para comer na Union Station era enorme e de excelente qualidade (muito melhor do que o Pizza Hut caído que fomos).

A Union Station, embora seja o que o nome diz, uma estação de trem, não é uma estação comum. De certo modo, a Union Station é mais um monumento histórico, só que nele você pode sentar e comer ou passar horas fazendo compras. Inaugurada em 1907, a Union Station foi totalmente restaurada e recuperada da degradação em 1981, ao custo de US$ 160 milhões. O saguão principal é impressionante, tem 30 metros de altura e, nele, seria possível colocar o monumento de Washington deitado. Há, na ornamentação do teto, mais de 34 Kg de folhas de ouro e sua arquitetura foi inspirada no banhos romanos de Diocleciano. A Union Station atende hoje mais de 24 milhões de passageiros por ano.


O Main Hall da Union Station e suas estátuas que representam temas como a tecnologia, os transportes e o comércio

A vista para o outro lado do Main Hall da Union Station

Uma das muitas escadarias originais restauradas e que hoje fazem parte da área comercial da Union Station

As meninas depois de umas comprinhas na Victoria's Secret da Union Station (até isso tem lá)

Assim, um dia que começou meio complicado e que parecia que seria meio perdido, acabou sendo mais um dia cheio e produtivo. Amanhã saímos cedo para Philadelphia, passando, antes, por Emmytsburg e Gettysburg. Como conseguimos fazer o post mais cedo hoje, estamos saindo para jantar. Amanhã a gente conta como foi.

7 comentários:

  1. Padrinho, na foto da Locomotiva parace que ela está dando risada.

    Bj para vc para a padrinha e para a Ana

    ResponderExcluir
  2. Novamente estamos aqui para dizer que estamos adorando tudo e torcendo para que tudo continue dando certo e que nem a chuva venha atrapalhar os paseios

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal!! Continuo acompanhando vcs! Adorei os posts de Washington!E adorei a estátua do cachorro do Roosevelt!! haha Tal qual o Pipinho! Major, adoro os detalhes históricos que você comenta em cada post!! Mas...tenho q fazer referência a 'pequena'sacolinha q a Ana saiu da Victoria's Secret!! hahahaha é uma loucura, né Dinda??? Tbém não vejo a hora dos posts de NY! Se cuidem...bjos

    ResponderExcluir
  4. Leliana e Moisesjulho 11, 2010 11:49 AM

    Olá pessoal.....para economixar vamos comebntar o post de 9 e 10/7 por aqui... A Bia tem toda razão o Capitólio é lindo, magestoso, muito mais que a Casa Branca. Não querendo ser repetitiva mas as explanações no Paulo são realmente emocionantes, lendo nos transportamos para os mesmos lugares e nos emocionamos. Também as fotos estão lindas e muito bem tiradas, podemos observar a beleza de cada lugar visitado. Quanto a Ana Carolina fazer sucesso, não é nenhuma novidade gatíssima como ela é só tem que arrasar mesmo. Ana Paula minha sobrinha querida um conselho, qdo chegar no hotel coloque as pernas para cima assim quem sabe elas voltam ao normal, e qto ao Tico e Teco tente recupera-los antes de voltar pq vai ter que lembrar de tudo para nos contar....rs.... As Anas na Victoria Secrets....ai, ai, ai, Paulo cuidado com o cartão de credito....rs....Adoramos as fotos do Museu Aeroespacial deve ser uma coisa maravilhosa ver a evolução nesta area. Que pena que a chuva atrapalhou um pouco e que se atrapalharam como guia, mas tudo vale não é mesmo? Assim que aprendemos a ler tudo que consta em um guia e filtrar o que vale a pena conhecer. Ana Carolina aproveite tudo que está vendo e assimile todo o conhecimento possivel, poucas pessoas na sua idade tem a oportunidade feliz de conhecer um país que conserva e cultua a sua história.
    Bom gente hoje sem perguntas...rs.... tbem né qta curiosidade dessa gente....rs...rs... Fiquem com Deus e boa viagem até Emmytsburg e Gettysburg.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, que show de viagem. Paulo, você escreve muito bem. Parece que estamos lendo uma revista de viagem, os detalhes são muito ricos e até dá pra montar um roteiro. Abração.

    ResponderExcluir
  6. Prezados Ana e Paulo. Depois que conheci o blog de vcs, achei bem interessante a idéia. copiei a idéia (brincadeirinha) e criei um site tb, para dividir com a familis tanto os preparativos quanto a propria viagem. lém disso, nao existem muitas informaçõe e acho que vcs são pioneiros nesta idéia, de dar informações para quem pretende fazer este percurso. Ao contrario de vcs faremos o caminho em bem menos tempo, pois ficaremos 7 dias na Disney. Queria saber se poderia fazer um agradecimento a vcs no nosso blog e se poderia divulgar O BLOG DE VCS por lá. vcs nao sabem o quanto estão nos ajudando nos preparativos. Até o momento é o site mais completo de informações. O blog é www.familiachavesnoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Achei muito interessante, legal mesmo, o blog de vocês. Em janeiro vamos retornar a NY e estamos querendo conhecer Washington e Philadelphia, pretendemos passar 3 dias em WAS e Philadelphia ir pela manhã e voltar a noite para NY, pela experiência de vocês, o que acham desse cronograma.
    Obrigada, Radiá

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.