Dia 20 de novembro de 2009, pegamos um voo de Curitiba para São Paulo um dia antes da entrevista, para não correr o risco de chegar atrasado. Nos hospedamos em um hotel próximo ao Consulado, o Fórmula 1, bem em frente ao Shopping Morumbi. Preço justo, instalações adequadas ao propósito, limpo e confortável.
Dia 21 de novembro de 2009, 08h30min, lá fomos nós para a entrevista, que estava marcada para as 09h. Admito que foi muito diferente do que imaginei. Nada de salas ou algo parecido onde você seria entrevistado sentado em uma cadeira defronte a um agente consular. Era feriado em São Paulo, dia da Consciência Negra, um número enorme de pessoas, filas e tudo mais que acompanha uma situação dessas. De qualquer maneira, foi tudo muito tranquilo, com exceção de um pequeno momento de tensão quando o agente consular queria saber onde a Ana Carolina ia estudar. Não entendendo muito bem a questão, respondi que ela não iria fazer intercâmbio, que era uma viagem de turismo. Ao que o agente retrucou perguntando se não seria uma boa oportunidade para ficar nos EUA, arrumar um emprego e ter uma vida melhor. Fiquei pasmo com a pergunta, o sangue subiu um pouco à cabeça e afirmei ao agente que era um funcionário do estado do Paraná, com uma boa posição, uma boa renda mensal e que minha intenção era gastar dinheiro no país dele e não ganhar. Ficou aquela vontade de perguntar a ele qual o tipo de emprego que ele acha que eu iria arrumar, lavador de pratos ou varredor de rua? E se ele achava que esse era o conceito de levar uma vida melhor? Mas ficou só na vontade, não queríamos criar um clima ruim e arriscar perder o visto. Passado esse único momento constrangedor, o agente nos desejou boa viagem e nos orientou a pagar a taxa de envio dos passaportes antes de sair. Passada a raiva da pergunta do agente, concluímos que eles devem fazer sempre algum tipo de pergunta dessa natureza para ter certeza do propósito de quem procura pelo visto, até por que o agente não solicitou nenhum documento para comprovar os dados preenchidos e declarados nos formulários e na entrevista. Cinco dias depois, lá estavam, os passaportes com os vistos desejados para darmos continuidade a nosso planejamento. Primeira etapa cumprida.
deixei na caixa postal de voces um arquivo sobre dois agentes de viagem que fizeram o percurso que estarão fazendo. Pode ajudar em alguma coisa.TUDO DE BOM E UMA EXCELENTE E PROVEITOSA VIAGEM. ESTAREI LIGADO!!!
ResponderExcluir