sábado, 23 de abril de 2011

San Francisco a Santa Barbara - 4º dia


No dia 09 de junho pegaremos a estrada pela primeira vez depois de nossa chegada à Califórnia. Sairemos de San Francisco em direção à Santa Barbara, faremos esse trajeto pela Pacific Coast Highway, nome dado ao trecho da auto-estrada State Route 1 ou Highway 1. Essa é a maior estrada costeira da Califórnia e com paisagens maravilhosas, tanto que é uma das estradas cênicas mais bonitas do mundo. O escritor Robert Louis Stevenson disse : "É o maior encontro de terra e mar do mundo". Nossa viagem até Santa Barbara será de aproximadamente 572 Km.

Aspecto geral da Pacific Coast Highway

No trajeto faremos uma parada em Monterey, capital da Califórnia até 1848. Depois da Corrida do Ouro, a capital foi para Sacramento e Monterey tornou-se porto de pesca, entreposto agrícola e base militar. Atualmente recebe muitos visitantes por seus pontos históricos, pelos restaurantes de frutos-do-mar em Fisherman's Wharf e pelo festival anual de jazz.


Região central de Monterey

Também pretendemos fazer uma parada em Carmel-by-the-Sea, cidadezinha localizada em uma encosta de montanha que se lança sobre o Oceano Pacífico. Leis locais restringem a iluminação pública e as calçadas dão à cidade um ar único. As ruas são bem arborizadas e abrigam uma grande variedade de lojas e galerias de arte.


Rua típica de Carmel-by-the-Sea


Um dos trechos mais bonitos da Higway 1 fica entre Monterey e San Simeon. No final do século 18, os espanhóis que viviam em Carmel deram a este trecho do litoral o nome de El Pais Grande del Sur e desde então é chamado de Big Sur.

No Big Sur não há cidades  grandes, a paisagem mantém-se intocada e há poucos sinais de civilização na área. A maior parte do litoral é preservada em parques estaduais, com florestas cerradas, amplos rios e boas ondas para a prática de esportes aquáticos, a partir de pontos acessíveis somente a pé.


Com vários pontos para parar o carro e apreciar as paisagens, um dos lugares mais bonitos nesse parte do Big Sur é a Bixby Creek Bridge, construída em 1932 e que por muitos anos  conservou o recorde de maior vão de arco único do mundo, com 79 m de altura e 213 de extensão.


Visual da Pacific Coast Highway na região do Big Sur


Bixby Creek Bridge


Depois de aproximadamente 10 horas de estrada, contando com as paradas, chegaremos a Santa Barbara, considerada uma raridade no sul da Califórnia: uma cidade inteira com um só único estilo arquitetônico. Após o devastador terremoto de 1925, todo o centro foi reconstruído seguindo estritamente o estilo mediterrâneo. 


Muitos dizem que Santa Barbara é o que há de mais próximo ao paraíso nos Estados Unidos. Telhados vermelhos, edifícios caiados de branco e palmeiras que criam uma atmosfera mediterrânea. O Stearn's Wharf é o pier mais antigo da Costa Oeste , é uma continuação da rua principal de Santa Barbara, a State Street. Construído em 1872, tem uma mistura de lojas de souveniers, restaurantes e barracas de frutos do mar.


Em Santa Barbara ficaremos no hotel El Prado Inn. Depois de realizarmos o check in, sairemos para passear a pé pela cidade e observar (se tudo der certo e o tempo ajudar) o pôr do sol no pier da cidade.


Vista dos telhados vermelhos e prédios caiados de Santa Barbara

Fonte localizada na entrada do Stearn´s Wharf


Vista geral do Stearn´s Wharf

Hotel El Prado Inn - onde ficaremos em Santa Barbara

Um comentário:

  1. Vindo de San Francisco, uns 50 km antes de chegar em Santa Bárbara fica a cidade de Solvang, que mereçe ser visitada. Trata-se de uma cidade com colonização Dinamarquesa com muitas construções típicas daquele país que acaba emprestando ao lugar um aspecto de cidade cênica.

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