terça-feira, 13 de junho de 2017

Morro da Igreja e Caverna do Rio dos Bugres



Morro da Igreja e Pedra Furada


Localizado a 29 km do centro de Urubici, o morro sedia uma base do 
CINDACTA II, que controla o espaço aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. É o ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Ali foi registrada a temperatura oficial mais fria do país - 17,8 graus negativos, em 1996. 
O vento sempre muito forte dá a sensação de frio ainda mais intenso. No inverno sempre neva. É um passeio imperdível e de fácil acesso quando o tempo está bom - a subida do morro, cujo topo está a 1.822 metros de altura, é asfaltada. Mas um asfalto muito mal cuidado, com muitos buracos e muitas partes com meia pista. Do alto tem uma visão da Pedra Furada . Sempre é bom levar agasalhos, porque baixas temperaturas são comuns mesmo no verão. Para evitar neblina, o melhor horário de visitação é entre as 10h e as 15h. Os visitantes podem passar a primeira porteira, que geralmente encontra-se aberta, mas não têm permissão para entrar na área da aeronáutica, a partir da segunda porteira, que permanece fechada e com segurança em tempo integral. Neste local está instalada o CINDACTA II pela Ministério da Aeronáutica, onde é feita o controle do tráfego aéreo do RS e SC.
O estacionamento é na estrada mesmo, não tem nenhum lugar que foi feito para estacionar os carros, com movimento, é muito complicado estcionar.
Para fazer a visitação ao Morro da Igreja, precisa de autorização no ICMBiO

A Pedra Furada é uma curiosa escultura natural em forma de janela, com aproximadamente 30 metros de circunferência. Pode ser visualizada do alto Morro da Igreja.
Morro da Igreja 

Morro da Igreja 

Morro da Igreja e Pedra Furada

Local para estacionar os carros

Pedra Furada

Nós com a Pedra Furada ao fundo

Morro da Igreja e Pedra Furada ao fundo

Paramos para almoçar no Paradouro Santo Antônio, que a nossa comadre Andréia indicou.
Ambiente agradável, bem decorado, um atendimento excelente. Com um cardápio com opções cortes de carnes, peixes, risotos, sopas e saladas.
Eu escolhi uma carne e a Ana Paula um peixe, no final uma tortinha de maçã com um gostoso café.

Estacionamento



 Truta com lascas de Amêndoas

 Uma carne, que estava muito boa

Sobremesa, torta de maçã e um cafezinho 


Saindo de Urubici pela SC 439, a 11Km do centro, chegamos em uma propriedade particular onde se encontra a Caverna Rio dos Bugres.

Chegando no local, os donos da propriedade cobram R$ 5 por pessoa e abrem o portão pra você chegar até o local das cavernas.
Você tem que levar uma lanterna e cuidar com a cabeça, algumas cavernas não dá para se ficar de pé.
O local era habitado pelos bugres (antigos habitantes indígenas da região), para abrigo contra o frio rigoroso e ataques de inimigos ou animais selvagens que habitam a região.

Sentimos falta de infra estrutura da região, tanto no Morro da Igreja, quanto na Caverna do Rio dos Bugres, que são lugares turísticos, não existem banheiros, locais para informações e etc.

Entrada das cavernas

Paulo no fundo da caverna

Caverna

Rio dos Bugres



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.