domingo, 11 de setembro de 2016

Urubici e a Estalagem Villa da Montanha - Santa Catarina

Localizada na Serra Catarinense, a 915 metros de altitude, Urubici é muito visita em virtude de suas diversas belezas naturais. Também conhecida como a Terra das Hortaliças, Urubici está no vale do Rio Canoas e se destaca pelo cultivo de maçãs.



Com paisagens muitas vezes comparadas às Europeias, Urubici está situada no ponto mais alto de Santa Catarina e, vindo do Paraná, pode-se chegar lá por várias rotas. Preferimos descer pela BR 101, até a cidade de Palhoça, onde pegamos a SC 282 em direção a Bom Retiro e, depois de lá, pegamos a SC 416, passando pela Serra do Panelão, até Urubici, num total de 425 km.

Além do Morro da Igreja, considerada a localidade mais fria do Brasil e onde se registrou a temperatura mais baixa até hoje no país, Urubici tem muitos outros atrativos turísticos, como a Serra do Corvo Branco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, as Cavernas do Rio dos Bugres, entre outros, revelando-se um verdadeiro tesouro turístico em estado bruto.

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens

Cidade de Urubici vista do mirante

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens

Depois de decidirmos que não poderíamos deixar de conhecer essa bela região do sul do país e após uma longa pesquisa sobre qual a pousada em que ficaríamos, escolhemos a Estalagem Villa da Montanha.
Formada por uma casa principal, onde são servidas as refeições e onde há uma área de convivência, e por nove cabanas, em uma área de 34 hectares de fauna preservada e em meio a uma mata nativa de araucárias, a 10 km da sede do município de Urubici, a Estalagem Villa da Montanha é um recanto perfeito para descansar da correria do dia a dia e para ficar bem próximo da natureza exuberante da região.

O acesso à pousada é feito por estrada de chão, tanto a partir da Serra do Panelão quanto do centro de Urubici, e a chegada às cabanas pode ser um pouco desafiador ou deixar alguns condutores com a pulga atrás da orelha de colocar seus carros em um caminho que, em determinados momentos, é bastante precária.

No entanto, a beleza do lugar e o conforto das cabanas compensam a distância e o isolamento. A cabana em que ficamos, a Maracá, era equipada com lareira, banheira de hidromassagem e aquecimento a gás. As cabanas da estalagem não dispõe, por opção, a disponibilidade de TV ou Wi-Fi, nos obrigando a, de fato, desligar da loucura do mundo por alguns dias.

A diária incluí o café da manhã, o qual é servido, diariamente, pelo "seu" Walter, proprietário da pousada, muito simpático e solicito e que nos fez ficar super à vontade os dias em que estivemos lá. Se o cliente fizer opção por jantar na pousada, é necessário marcar com antecedência, para que seja preparada. No dia que chegamos, jantamos lá. Nos serviram panquecas a bolonhesa e salada mista, à luz de velas. A pousada não serve almoço.


Estalagem Villa da Montanha- Recepção e local do café da manhã.

Estalagem Villa da Montanha

Cabana Manacá, onde ficamos hospedados

Cabana em que ficamos

Na foto, um dos labradores que vivem na pousada e são a diversão dos hóspedes

Estalagem Villa da Montanha

Interior da Cabana Manacá - poltronas e hidromassagem, ao fundo











Cama com lençol térmico 

Mesa arrumada para o nosso jantar.

Café da manhã

Café da manhã

 Manhã com muita neblina





"Rodovia" que sai de Urubici e leva à pousada

A "Rodovia"

Mais uma da "Rodovia"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.