quarta-feira, 7 de março de 2012

Toronto - 13 de fevereiro de 2012 - CN Tower e Ward Island

O dia 13 de fevereiro de 2012 confirmou duas coisas: que um pouco de planejamento faz bem e que o Homem Lá De Cima sempre está olhando pela gente. Pelo nosso planejamento, precisaríamos de dois dias de tempo bom, para que as visitas a Niagara Falls, CN Tower e Toronto Islands fossem minimamente prazerosas e proveitosas. E não é que nos dias que reservamos para esses passeios os dias estavam absolutamente lindos (e olha que durante o final de semana - 11 e 12 de fevereiro - nevou muito e o tempo estava horrível).


Pois bem, com o dia excepcionalmente bonito (mas gelado) lá fora, colocamos nossas várias camadas de roupa e fomos tomar um bom café da manhã. Por volta de 10am estávamos caminhando pelas ruas da região da Union Station em direção à CN Tower. Nossa intenção era conhecer os três pisos possíveis de serem visitados pelos turistas - o Look Out Level, no mesmo pavimento do 360 Restaurant, o Glass Floor/Outdoor Terrace e o Sky Pod - mas conseguimos visitar apenas os dois mais baixos, já que, naquele dia e horário, não havia visitas ao Sky Pod, o pavimento mais alto a ser visitado por turistas.


Eleita, em 1995, uma das Maravilhas do Mundo Moderno, pela American Society of Civil Engineers, a CN Tower teve sua construção terminada em 02 de abril de 1975 e foi aberta ao público em 26 de junho de 1976. É, ainda, a mais alta estrutura erguida pelo homem, com 553,33m de altura. O pavimento de observação mais alto, o Sky Pod, está a 447m, o Look Out está a 346m e o Glass Floor/Outdoor Terrace está a 342 m acima do solo.


Os números na CN Tower são realmente superlativos e impressionam. As técnicas de edificação utilizadas foram tão precisas que a diferença sua diferença de prumo é de apenas 2,79cm (não esqueçam que ela tem 553,33m), o que permitiu a instalação de uma das mais longas e contínuas viagem de elevador, ligando o solo diretamente ao Look Out Level, viajando a uma velocidade de 22 km/h e levando apenas 58 segundos para completar o percurso de 346 metros. Em uma dia claro a visibilidade pode alcançar 160 km, sendo possível, com o auxílio de binóculos, enxergar Niagara Falls e além da fronteira com os Estados Unidos.


Embora não tenhamos conseguido visitar o Sky Pod, a vista maravilhosa que pudemos ter do Look Out Level e a emoção do Glass Floor compensaram o preço salgado de CAD$ 27 por pessoa para fazer o passeio. Para quem gosta de vistas deslumbrantes é um passeio que ocupa, pelo menos, duas horas de observação e contemplação. Vale muito a pena e recomendamos. Além disso, para quem for a partir do segundo semestre de 2013, estará funcionando, aos pés da torre, o Toronto Ripley's Aquarium, que, prometem, ser um dos maiores da América do Norte, contando, inclusive, com um túnel de 96 metros de comprimento por dentro de uma aquário de tubarões. É esperar para ver (e ir conferir).


Elevador envidraçado da CN Tower

Ana Paula e Ana Carolina aos pés da CN Tower

Paulo aos pés da CN Tower

Ana Paula e Toronto ao fundo - a partir da CN Tower

Ana Carolina com Toronto ao fundo - a partir da CN Tower

Paulo com Toronto e o Lago Ontário ao fundo - a partir da CN Tower

Paulo e Ana Carolina divertindo-se com as fotos sobre o Glass Floor Level

Ana Carolina no Glass Floor - 346 metros abaixo a construção do Toronto Ripley's Aquarium

Pés do Paulo sobre o Glass Floor e 346 metros abaixo as obras do Toronto Ripley's Aquarium

O mais próximo que a Ana Paula teve coragem de chegar do Glass Floor da CN Tower

Saindo da CN Tower, aproveitamos para passar no Air Canada Centre para pegar os ingressos do jogo do Toronto Raptors com o New York Knicks, pela NBA, que iríamos assistir na noite seguinte, demos uma passada pela Union Station e fomos almoçar no Brookfield Place. Embora seja bonita por fora, a Union Station não faz jus à beleza e à organização de Toronto. É uma estação de trem muito maior, mais organizada e mais estruturada do que qualquer uma das que temos por aqui, mas, se comparada a cidades como New York ou Washington, fica devendo, e muito. Merecia uma maior atenção.

Depois do almoço, percorremos o Harbour Front, pelo Waterfront Trail, até o Toronto Islands Ferry Terminal. É um passeio agradável e bonito, principalmente em um dia de tempo bom (embora gelado, como já falei). Durante o período de inverno, só há ferrys para a Ward's Island, onde há um pequeno vilarejo de casas bonitas e agradáveis e ar bucólico. De lá, o acesso a Algonquin Island é fácil e, relativamente, próximo. Já para a Centre Island a caminhada é grande, porém, como lá não há pessoas morando regularmente, os ferrys só passam a operar fora do inverno, quando os parques e atrações voltam a funcionar.

A passagem de ida e volta para Ward's Island custa CAD$ 6 por pessoa e os ferrys são bem pequenos, na verdade, poderíamos dizer que é uma balsa, onde cabem dois veículos de porte pequeno e não mais do que algumas poucas dezenas de pessoas.

Mesmo com o frio e o vento impiedosos, o passeio em Ward's Island foi especialmente agradável. Uma comunidade formada por 262 casas está localizada em Ward's e em Algonquin Islands, sob os termos de leis provinciais especialmente duras no que diz respeito a compra e venda dessas casas. Há uma igreja, uma escola e duas creches nas ilhas, que são car-free, com exceção de alguns carros de serviços (como ônibus escolar, ambulâncias e carros de bombeiros) que tem permissão para rodar pelo local.

Maple Leaf Square ao lado do Air Canada Centre

Ana Paula admirando a bela vista das Toronto Islands a partir do Waterfront Trail

Paulo e Ana Carolina no Harbour Front

Travessia de ferry para Ward's Island

Ana Carolina no ferry para Ward's Island

Uma paradinha para descansar durante a caminhada pelas Toronto Islands

Ponte que liga Ward's Island a Algonquin Island

Na ferrydock de Ward's Island

Lago Ontário congelado em Ward's Island

Até nas Toronto Islands há hidrantes a cada 60m - no Brasil nem a cada 600 m, há cidades inteiras com apenas um ou dois (outras nunca viram um)

Trilhas de Algonquin Island

Praia em Ward's Island - segundo informações, no verão fica repleta de banhistas

Voltando para Toronto depois de um dia maravilhoso


2 comentários:

  1. Hahahahaha mas é uma medrosa essa minha amiga mesmo!!! Se eu tivesse junto tinha arrastado ela no meio do vidro e ficaria pulando alto, hauahahah :p amei as fotos e o post :) Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. olá.
    não vão postar mais.
    o blog de vocês é muito bom.

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.