quinta-feira, 25 de março de 2010

Antes da Philadelphia, Gettysburg....essa é novidade, até para nós.

Novidades à vista, até para nós, que pensávamos que já estava tudo muito bem planejado.
Pois é, em conversa com um primo da Ana Paula, o Otávio, que se formou em História  e está fazendo o Mestrado pela UFPR e adora a história dos EUA, mencionou que uma de suas cidades históricas preferidas, nos Estados Unidos, é Gettysburg, por tudo o que aconteceu por lá durante a Guerra Civil norte-americana.
Pois bem, resolvemos verificar onde ficava essa cidade histórica tão importante e que tinha passado completamente despercebida em nossas pesquisas. Para nossa surpresa, descobrimos que Gettysburg ficava a pouco mais de uma hora e meia de distância, à noroeste, de Washington, viajando pela US-15, e que, de lá à Philadelphia, a viagem dura em torno de duas horas e meia.
Além disso, descobrimos que Gettysburg é uma cidade bastante pequena, com uma população de aproximadamente 7.500 habitantes, de arquitetura maravilhosa e com um parque histórico sensacional.

Arquitetura tradicional de Gettysburg


Praça central de Gettysburg com o Gettysburg Hotel ao fundo

Um confronto muito importante da Guerra Civil ocorreu perto da pequena comunidade agrícola de Gettysburg, no início de julho de 1863. Quase 10 mil soldados da união se reuniram naquela cidade para enfrentar 75 mil confederados, liderados pelo General Robert E. Lee. Após três dias de lutas, 50 mil soldados estavam mortos ou feridos, e os confederados recuaram. Embora a guerra tenha durado mais dois anos, Gettysburg ficou conhecida como ponto crítico.
O local é rememorado com um cemitério, e o Presidente Lincoln mencionou o Gettysburg National Cemetery em sua famosa fala de três minutos, o Discurso de Gettysburg. Diversos monumentos, que homenageiam o heroísmo de ambos os lados, foram dispostos em terrenos e florestas dos campos de batalha, agora o Gettysburg National Military Park. O Cyclorama, gigantesco mural circular, pintado em 1884, dramatiza uma cena de batalha crucial - o ataque a Picket, em que mais de 6 mil soldados da confederação morreram ou foram feridos.

Entrada do Gettysburg National Military Park


Memorial da participação de Maryland na Guerra Civil

Memorial da Pennsylvania em Gettysburg National Military Park

Analisando o caminho que vamos fazer para passar por Gettysburg, antes de irmos para Philadelphia, encontramos, ainda, o National Fallen Firefighters Memorial, em Emmitsburg. Mas esse é assunto para um próximo post.

2 comentários:

  1. Amor, é aqui que eu quero morar...rsrsrsrs
    Uma cidade linda,limpa, pequena e que tem Mc Donald's e Starbucks...hehehehehe
    Não vejo a hora de conhecer!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tendo STARBUCKS e MC DONALD´S o que precisa mais p ser feliz...hahahaha....não precisa de mais nada...hahah

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.