sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dicas de viagem #1 - Bagagens

Um detalhe que não se pode esquecer no planejamento é a questão das bagagens. O que se pode levar? Quanto? O que se pode trazer? Enfim, o que é importante ter em mente, com relação a bagagens, para que não se tenha nenhuma dor de cabeça ou, pelo menos, para que as possibilidades sejam menores.
Realizamos pesquisas em vários guias e sites especializados em viagens sobre o assunto e reunimos aqui algumas informações que julgamos importantes e que utilizaremos em nosso planejamento.
Viajaremos pela Delta Airlines e, como em todas as demais empresas aéreas que realizam viagens para aquela região, é permitido a cada passageiro despachar duas malas com até 32 Kg e 157 cm lineares, somadas as medidas de largura, altura e profundidade de cada uma das malas.
Para bagagens de mão são permitidas malas e bolsas com até 115 cm lineares, chegando a este número por meio da mesma metodologia adotada para as bagagens a serem despachadas, ou seja, somando-se a altura, largura e profundidade do volume. Nas bagagens de mão, pelo menos para a Delta Airlines, é permitido levar também itens alimentícios para consumo imediato, equipamentos auxiliares, como cadeiras de roda e muletas, uma caixa ou bolsa de produtos "duty-free" e um casaco, jaqueta ou guarda-chuva. É importante lembrar que computadores portáteis sempre devem ser levados como bagagem de mão e nunca podem ser despachados com outras bagagens.
Um dica importante é sempre colocar uma fita colorida que chame a atenção de sua bagagem, facilitanto o processo de coleta na esteira dos aeroportos.
Outra questão importante, no caso de bagagens, é a preocupação com a segurança do conteúdo. É recomendável que se fechem as malas com cadeados, no entanto, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, as leis americanas permitem que as bagagens sejam abertas para que se fiscalize o conteúdo delas, desta forma, o uso de cadeados convencionais não se mostra adequado, tendo em vista que uma vez cortados esses cadeados perdem sua finalidade e sua bagagem fica, ainda mais, vulnerável a furtos.
Para resolver este tipo de problema foi desenvolvido um tipo de cadeado com segredo, homologados pela TSA (Transportation Security Administration), que permite aos agentes de fiscalização dessa agência do governo americano abrí-lo sem que seja inutilizado, podendo voltar a cumprir sua função de fechamento da bagagem.
Um boa ideia é, na ida, levar a bagagem com lacres de mala, aquelas fitas plásticas coloridas que, uma vez colocadas, precisam ser cortadas para abrir. Já nos EUA pode-se comprar os cadeados e utilizá-los na volta, quando acontece a maioria das aberturas de mala por parte dos agentes da TSA. Nos EUA esses cadeados chegam a ser até dez vezes mais baratos do aqui no Brasil.


 
Cadeado homologado pela TSA
Nos próximos posts a gente deve falar sobre o que levar, sobre a estadia em Washington e sobre os aeroportos. Um bom final de semana a todos que estão nos acompanhando e obrigado pelo carinho de todos que nos tem enviado mensagens e comentários.

2 comentários:

  1. Nossa...pq até imagino como vão voltar com malas...pq imagina os presentinhos p cunhada preferida né Paulo hahhahaha....eu tenho esperanças que vc se lembre de mim lá...ahhahaah bjoss

    ResponderExcluir
  2. Mais um vez, esse blog está me ajudando muuuuuito na organização da minha lua de mel! hehehehe

    Obrigada, viu?!

    ResponderExcluir

Seus comentários serão sempre bem-vindos.